1 de setembro de 2015

Próxima parada: Monza

Essa é mais uma daquelas poucas pistas que estão entre as minhas preferidas no atual calendário da F-1. 

Assim como SpaFrancorchamps, O circuito de Monza exala história...


Construído em 1922, o Autodromo Nazionale di Monza é considerando por onze entre dez amantes do esporte a motor, como um dos templos sagrados do automobilismo. 


Com exceção da temporada de 1980, esteve presente em todas as outras edições do Mundial de F-1 desde 1950.


O circuito foi idealizado e projetado para concorrer com Indianapolis - as curvas do super oval ainda estão lá. No entanto, a F-1 jamais utilizou essa configuração. 

O circuito de Monza, por suas características, foi marcado por inúmeros acidentes graves, e muitos deles fatais. O mais terrível aconteceu em 1961. Acidente esse, que ceifou a vida  do piloto Wolfgang Von Trips e quinze espectadores.


Também perderam a vida nesta pista, Alberto Ascari em 1955, Jochen Rindt em 1970 e Ronnie Peterson em 1978.


2 comentários:

Ron Groo disse...

é a minha predileta desde sempre! A primeira em que vi uma corrida inteira e por vontade própria.

Anônimo disse...

Não acredito que ele chegou primeiro ! Seth Rogen, o comedor de bolinhos !

Vamos analisar a foto. Não sabia das montanhas ao fundo. Legal ! O retão dava direto na curva, acho que nem na época do sueco voador era tão 'reta' assim ! Lata de óleo antiga, da Ostra ! 30 bilhões de déficit ! Até o presidente da Guatemala renuncia ! Muitos erros de arbitragem para colocar no G4, do Dilmãozão - antigo brasileirão - todas as maiores torcidas doentes do país ! Circo ajuda o polititíco com a cabeça do povão desinformado só no pénabola... o pão é que tá cada vez mais caro. E a 51. Lullalá( na cadeia) reclamou. Levy, 'o pesadão', o socialista que a liberal Universidade de Chicago formou, cairá ? Perto da placa do latão da Shell e um barraco, à direita da foto e no curvão do oval, camisa branca e botas brancas - era moda na época -, vemos Seth Rogen torcendo por José Williams, pai de Frank. Ele e um fiscal fizeram aposta se o sujeito atravessaria a pista e seria morto ou não pelos bólidos. Seth venceu ! José chegou aos 100 anos. Dá para ver a perninha do Zé perto do carro mais à esquerda na pista... Tem que ter olhos de lince para enxergá-lo... Não consegue ver / precisa fazer exame de vista ! Tá lá, pô ! Pergunta ao Seth !

O Pixulecão deu as caras em Itajaí ?
Fará mais sucesso que a Volvo Ocean ! HA !



M.C.