26 de agosto de 2016

BÉLGICA 16 - PITACOS LIVRES

Após três semanas de recesso a F-1 retomou suas atividades em Spa Francorchamps. E convenhamos, não poderia retornar em lugar melhor. A pista belga exala história.

Foi nesta pista, 25 anos atrás, que Michael Schumacher surgiu na F-1. Aliás a relação do heptacampeão com Spa é marcante. Estréia, primeira vitória e a conquista do sétimo Mundial. Conjugar tudo isso naquela que é considerada uma das mais espetaculares pistas para o esporte a motor no globo, não é para qualquer um. Não por acaso, Michael Schumacher é o maior vencedor por lá, com seis triunfos.

Também foi em terras belgas a última vez que dois pilotos brasileiros campeões mundiais dividiram o pódio. Ayrton Senna e Nelson Piquet, em 1991. Roberto Moreno terminou em quarto. Pois é...

O circuito belga, além de ser um dos mais velozes do calendário, é o  mais longo do Mundial, com 7.004m. Em Spa, o piloto permanece com o pé cravado durante 70% da volta. Como dizem, separa os homens dos meninos.

Nesse primeiro dia de ensaios quem brilhou foi Max Verstappen. Ainda que a Mercedes tenha dominado a primeira sessão, o jovem holandês cravou a melhor marca do dia no período vespertino. Daniel Ricciardo apareceu logo a seguir, garantindo 1-2 do time das latinhas energéticas.

Terminar a sexta-feira na frente pode não significar absolutamente nada em termos práticos, mas faz bem para o moral, e se for em Spa, não deixa de ser emblemático, principalmente para Verstappen, até porque, essa é a primeira oportunidade nesta pista, com um carro de ponta...

Apesar do bom início da Red Bull, a Mercedes deverá ser a equipe a ser batida. E tudo indica que Rosberg será o favorito a vitória, em virtude das punições impostas a Hamilton  pela troca de diversos componentes. Só para ilustrar, o piloto inglês perderá 35 posições num  grid com 22 carros. Pois é, esse regulamento da F-1 é uma piada.

Abaixo a programação para o fim de semana.


Um comentário:

Pedro disse...

Acertou em cheio. Valeu.