27 de janeiro de 2017

HASTA LA VISTA BERNIE


A semana que passou movimentou a F1.

Com a aquisição aprovada pelos acionistas da Liberty Media Corporation, Bernie Ecclestone está fora do comando.

Ainda que Ecclestone tenha transformado a F1 ao longo dos anos, era chegado o momento da substituição.  Por décadas, buscando a perpetuação no poder, a cada movimento de união entre as escuderias, Ecclestone sabotou sistematicamente o movimento aglutinador de forças.

A categoria máxima do esporte a motor esperava por essa mudança há tempos. Até porque, estava claro que a F1 estava ficando para trás.

Mas vejam como são as coisas,  a mudança que tanto se buscava acabou surgindo de fora, com a oportunidade oferecida pela gigante americana da mídia - tornar a categoria rainha maior, melhor e mais popular. Justamente ofertando um ponto no qual Ecclestone nunca abordou, a categoria a longo prazo.

Chase Carey, Sean Bratches e Ross Brawn serão os responsáveis em realizar a transformação que tanto se espera na F1. No entanto, é bom que se diga, as mudanças deverão ocorrer de forma gradativa, num prazo de três a cinco anos, segundo o próprio Ross Brawn. Até porque, o regulamento atual é valido até 2020.

O grupo Liberty deverá alterar profundamente a estrutura de premiação, buscar uma melhor utilização dos meios digitais, com o consequente aumento nas receitas da TV. Além disso, há muito a ser explorado na realidade virtual.

A chave para tudo isso é a simplicidade. O fã do esporte precisa conseguir entender perfeitamente o que está acontecendo. Sua participação é essencial para a sobrevivência do esporte.

De todo modo, uma coisa é certa, a categoria será outra com o afastamento de Ecclestone.

2 comentários:

joaoleopires disse...

Esta foto com o James Hunt é fantástica, em preto e branca, clássica.
Agora, ambos já fazem parte da história da F1!!!

Rubs disse...

Isso mesmo. Certamente os novos donos compraram para mudar. Espero que não mudem o nome, como costuma acontecer com empresas. Já pensou? Formula Fox; America Formula... Brincadeiras à parte, já temos uma dica: a F1 não vai ser uma categoria elétrica ou híbrida. Brawn já falou sobre o ronco dos motores, sobre circuitos tradicionais e sobre ao menos duas corridas nos EUA. Será que pensam em motores de baixo giro para andar em oval e quebrar a Indy de vez? O homem parece a reencarnação de White Earp acompanhado de Ross Doc Holliday e está bem armado.