Roland Ratzenberger estreou na F1 pela extinta equipe Simtek, em 1994. O piloto austríaco firmou um contrato de performance no qual teria cinco corridas para mostrar sua capacidade na categoria máxima do esporte a motor.
Na primeira corrida da temporada, GP do Brasil, Ratzberger não conseguiu se classificar. Na sequência, em Aida, no Japão, largou em 22º e terminou a prova em 11º.
Em sua terceira corrida, em Imola, na Itália, durante uma tentativa de classificação, a asa dianteira do seu carro acabou se soltando. Sem controle, o austríaco bateu violentamente contra o muro na curva Villeneuve, a mais de 300km/h. Apesar de todas as tentativas para reanimá-lo, era tarde demais...
Oficialmente, Ratzenberg foi declarado morte oito minutos após dar entrada no Hospital Maggiore de Bologna.
A F1 viveu em 1994 uma de suas fases mais tristes.
3 comentários:
Eu tinha exatos 4 anos e a cena que eu me recordo com clareza era a cabeça do piloto balançando com o movimento da batida, e meu pai dizer naquele fatídico sábado que não haveria escapatório e que o piloto tinha realmente falecido.
Muito triste!
Nem é preciso dizer o que nos reservaria este GP, um dia depois. Além da 'decolada', do jovem e promissor Barrichello.
Ratzenberger parecia motivado. Piloto rápido. Mas esta, de asa dianteira soltando, há controvérsias. Os carros eram muito parecidos, principalmente as asas. Pelo incrível que pareça, Marcelonso, depois de décadas, você acabou fazendo com que eu acreditava e mude um pouco tudo que aconteceu naquele ano. No caso de Senna, achei, sempre, a tal da barra de direção cortada e soldada para dar mais conforto. Piloto de F1 'veste' o carro. O Ratz voou metros antes de bater, é o que muitos dizem, e, na única imagem que temos do acidente dele só vemos indo direto pro muro após a aterrissagem, desaparecendo e reaparecendo já desmaiado dentro do carro destruído. Parece estar lá a asa antes da batida. 'Porrou' de frente, perdeu a asa, óbvio. Bom. Senna pode ter tido uma pequena decolagem. Isso foi muito debatido na época. Barrichello decolou, também. Não sei se o problema era de projeto ou todos, para serem mais rápidos, optaram pela mesmo ajuste. Ou ambos. projeto e ajustes. Lembre-se, na F1 nada se cria, entre pequenas equipes, tudo se copia, no 'olhometro'. Até espionagem existiu, até nas grandes, exemplo: Ferrarigate.
Incrível ! Ponha o S941, o J194 e FW16 e veremos muita semelhança neles ! Ponha o B194... do Schummy. asa Tubarão.
M.C.
este carro, excetuando-se a pintura, claro, é o mesmo daquela Jordan verde que o rubinho pilotou.
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