A vitória do inacreditável...
O GP de Mônaco, em 1996, marcou a única vitória de Olivier Pannis na F1
Para aqueles que não lembram ou não eram nascidos, foi uma verdadeira corrida maluca.
A prova realizada sob chuva terminou com apenas quatro carros recebendo a quadriculada. Desses, apenas três na mesma volta.
Pannis foi o último piloto francês a vencer um Grande Prêmio. E lá se vão 21 anos...
2 comentários:
Marcelonso ! E a Indy 500, gostou eu vai fazer cara de paisagem para a corridaça ?
. Mas vamos falar deste circuito tradicional que sofre com a mão fechada fórmulaúnica pois carros menos velozes( pareço o Rivelino em Jacarepaguá, 1978), chegando no túnel aos 250 km/h ao invés de 265 km/h faria tanta diferença assim se tivéssemos ultrapassagens por lá, novamente ? Ou na 'reta' ? Ou na Mirabeua Haute até a Bas ? Escrevo porque já vi...
Umas mudanças no F1 atual para o imaginável F1-Mônaco, com pouquíssima asa e motor aspiradão, teríamos 2 ou 3 pontos de ultrapassagens mas, como disse, são uns munhecas ! Caranguejos ferozes nos bolsos ! Vivemos de comparações e vou direto ao assunto.
Depois de Panis, mais nenhuma zebra. Tá, o Trulli, 2004, mas era um Renault dos bons tempos.
. Indianapolis 500. Claro que existem as grandes equipes na Indy e é conversa dizer que os fracos e oprimidos têm os seus lugares por lá. Só na Indianapolis 500. Ou o piloto, o carro ou o motor numa boa equipe, óbvio ajuda, mas o circuito, prova de mais de três horas podendo chegar as cinco, um piloto tenaz e muito concentrado, num carro bem ajustado e motor aguentando... pode chegar lá. Com uma equipe com boa estratégia. Ontem chamou-me atenção o que disse Helio Castroneves( belíssima estratégia da equipe Penske, diga-se de passagem) após a corrida. 'Forcei tudo porque esperava que o motor Honda não aguentasse até o final', e o agora 'nosso' Alonso foi vítima dele novamente e os Hondas que chegaram, não forçaram tanto ou se envolveram em batidas ou explodiram. E o Sato ganhou !
Com Honda ! Veja, Alonso visivelmente, poupava o carro. Andou na frente mas deixou a liderança várias vezes. Nas trocas, caiu para nono. E veio de novo, logo depois de belíssima ultrapassagem em Kanaan, por fora, pouco depois, vi a fumaça do Laranjão antes de focarem só nele. Pensei: 'já era'. Pilotaço. Agora, mais humilde. Foi ovacionado. É uma prova complicada. Onde quero chegar ? Pegando desde 1996, olha só os pilotos tipo ' Panis' que venceram a
Indianapolis 500. Buddy Lazier. Arie Luyendyk. Buddy Rice. Ryan Hunter-Reay. Alexander Rossi e o nosso velho conhecido Takuma Sato, ontem, mesmo sabendo estar o simpático jaspion numa equipe de ponta. O motor aguentou.
. Que dá um pouco mais de chances, dá. E nem contabilizei os segundos e terceiros colocados. O raciocínio seria o seguinte. Se Mônaco fosse aberta para pilotos 'rookies' da Indy, qual a chance deles ganharem uma corrida no principado ? Dando uma Mercedoca para eles ! Ou uma Red Bull. Ferrari, não. Vettelino e nem a filosofia da Scuderia permitiriam isso. E, sinceramente, nem o circuito. Só se a equipe passar a perna no pole. Passam a perna num campeão mundial imagine um rookie. Ha...
M.C.
' O piloto, num carro acertado com bom motor, numa boa equipe, óbvio ajuda, mas o circuito, prova de mais de três horas podendo chegar as cinco, um piloto tenaz e muito concentrado, num carro bem ajustado e motor aguentando numa equipe mais ou menos...'. Foi a estagiária. Ela não me entende ! Quem me entende ?
M.C.
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