28 de agosto de 2018

NO TÚNEL DO TEMPO



Ayrton Senna, Riccardo Patrese, Nigel Mansell e Alain Prost - GP da Hungria 1991 - Os quatro primeiros colocados na mesma imagem. E o mais interessante, eram três equipes diferentes, McLaren, Williams e Ferrari lutando pela ponta, uma cena que não é mais vista na F1 atual.

Mas alguém dirá - a imagem foi capturada nas voltas iniciais da corrida, a McLaren perdia terreno a cada etapa, a Williams crescia prova após prova, e a Ferrari já não era mais aquela do ano anterior...

É verdade, o ciclo estava se renovando...

Ainda assim, Senna venceu o Mundial pela terceira vez ao final da temporada. Não fosse as quatro vitórias do brasileiro nas quatro primeiras corridas, somadas a três abandonos consecutivos de Mansell, talvez o final da história fosse outro. Talvez...

Porém, ao final da prova em questão, Senna venceu o GP em terras húngaras com Mansell logo atrás, a pouco mais de 4 segundos. Patrese completou o pódio, cruzando a linha 15 segundos depois do líder. Berger o quarto, terminou 21 segundos atrás do companheiro de escuderia, Senna. Observe a diferença entre carros distintos.

Havia um certo equilíbrio...

Sempre houve e sempre haverá equipes dominantes na F1, cada uma a seu tempo. Não há como fugir disso. Faz parte do esporte.

O problema é quando o domínio vira uma massacre,  a graça do espetáculo se perde...

Assim como foi na época da McLaren, da Ferrari, da Williams...

Um comentário:

Anônimo disse...

1991, Ferrari, lutando pela ponta ?
Pedirei ajuda aos universiotários boulolescos pinhossolistas.
Não ganhou uma sequer a Scu de Caramello, em 1991. Quebrou mais que Deus me livre do Ùc do Judas da Mata Virgem do Lombo Serrado. Neste GP aí, uma créu e a outra quinta colocada.
. Mas captei a vossa mensagem, divino mestre, honorável guru.
. Não. Não, e não. Seu Senna tinha os famosos 3 segundos de vantagem, pro final da corrida. Antes, ficava 20 segundos na frente, depois, pros 1/3 finais da corrida, vinha levando a bichinha até os tais três segundos de vantagem - e de segurança -. Ou seja, ficou nos 4. Aconteceu o contrário em DuchasCorona-Francorchamps neste último domingo. Vendo que não tinha jeito de pegar o agora papa-léguas Vettelino( mui estranho...), GH-4 diminuiu o ritmo poupando equipamento.
. Equilíbrio... Sempre entre duas equipas, na temporrada de 1991, MacMac e Ruimlliams. Ferrada ? Lá trás com Benetton.
. É. Sempre uma mão maFIA, quer dizer, amiga, prá botar as coisas nos seus indevidos lugares. Tomara caia um temporal em Monza.


M.C.