16 de julho de 2010

Hockenheim ontem e hoje

Foi Bernie Ecclestone o grande responsável pelo crime cometido no circuito alemão de Hockenheim no inicio desta década,o chefão pediu com aquele seu "jeitinho"peculiar  para diminuir a extensão da pista, para torná-la mais rápida e mais atraente para a TV.
 Evidentemente, neste "pedido" estava uma ameaça: se Hockenheim não fizesse isso, seria cortado do calendário da F1. O “pedido” foi aceito e o circuito foi reduzido para 4.574 metros, perdendo assim sua identidade que era o formato oval.


Este era o lendário circuito que cortava a floresta negra alemã,o verdadeiro,ontem....


    Hoje é essa arena para carrinhos de autorama,não consigo gostar dessa pista mutilada...


Antigo traçado (cinza) sobre o atual (preto) - Pista perdeu mais de 2 km de extensão e média de velocidade caiu de 250km/h para 215km/h

7 comentários:

F-Brasil disse...

Marcelo,

Assassinaram Hock, mutilaram suas fascinantes retas, aliás eu até fiz uma breve pesquisa ano passado sobre isso, acho que hoje ainda posto no blog.

O dia que resolverem reformar Spa, Monza ou até mesmo Interlagos, eu penso seriamente em deixar de ver F-1... eu adorava Hockenheim e destruiram a pista =(

Júnior

Anderson Nascimento disse...

Realmente Marcelo, foi um crime o que Bernie fez. Circuito excelente, rápido, dinâmico, que dava aquela sensação especial aos pilotos. Hoje se reduziu a uma pistinha qualquer. precisamos de um gênio como Adrian Newey para colocar as mãos nos circuitos.
Abraços

Marcos Antonio disse...

foi complicado, Hockenheim é um baita circuito! Mas não foi só o Bernie, muitos organizações em defesa da ecologia relcamavam da poluição que um F1 fazia naquelas florestas...sei lá, podem ter razão, mas esse circuito faz muita falta!

Hiarbas disse...

Menuda tension habia antes en el publico que veia las carreras, cuando estos desaparecian por el bosque y no los veian aparecer pasado un laaaargo rato.

Pero bueno, antes eran campeonatos de velocidad, puro y duro.

Un saludo.

Ron Groo disse...

Mataram o circuito, podiam trocar o nome também, do velho Koken não tem nada ai.

ANÔNIMO disse...

Por Muitas Vezes em Anos Distintos me Sentava a Frente da Televisão Para Apreciar o GP da Alemanha em Hockenheim Com Suas Retas em Plena Floresta, Lindo... Hoje é Ridículo, Parece um Autorama... O Circuito de Monza Com o Traçado Oval Não Poderia Ser Esquecido... O Circuito de Spa-Francorchamps Antigo é Longo Demais Mas, é um Circuito de Alta Velocidade Como o Hockenheim, Também Mutilaram o Belo Circuito de Paul Ricard Com Sua Longo Reta Mistral... São Exemplos de Circuitos Antigos, Bons e Rápidos Que já Não Existem Mais Mas, Que Eram Emoção Pura... Gostaria Muito de Ver os Formula 1 no Oval de Indianápolis e Também na Bela Le Mans, só Para Ter o Imenso Prazer de Ver os Formula 1 Voando Baixo Nestes Circuitos Antológicos...

Paulo Guerreiro disse...

Não consigo acompanhar provas nesta bota mal ajambrada que virou o circuito.
Nada se compara à emoção do antigo, onde a velocidade e audácia dos pilotos eram levadas ao limite.