1 de agosto de 2010

GP da Hungria - Pitacos da corrida

Era uma corrida fadada ao marasmo,o dominio da Red Bull havia sido impressionante durante todo o final de semana,os carros azuis literalmente voavam em Hungaroring.
Na largada dessa vez Vettel não fez bobagem,conseguindo assim fazer a primeira curva na ponta,já Webber prejudicado por largar no lado "imundo"da pista,acabou perdendo a posição para Fernandinho da Ferrari.
Tudo parecia seguir dentro do roteiro entediante,mas eis que o carro de segurança é ativado,e com ele na pista tudo mudou.

Webber teve uma das sua melhores atuações de que me lembro,afinal não foram tantas assim...
Hoje o canguru soube extrair tudo de seu equipamento sem cometer um erro sequer,conseguiu reverter sua situação na pista com uma sequencia de voltas impressionantes,hoje tenho que reconhecer, o canguru foi perfeito.
Conquitou sua quarta vitória na temporada,a sexta em sua carreira e de quebra deixa a Hungria na ponta do campeonato,quem diria!

Sebastian Vettel no dia em que conseguiu largar bem não venceu.Parece ironia do destino,se bem que a tal punição da direção de prova foi esquisita,não lembro de ter visto algo assim.Mas como alguém disse está regulamento lá no artigo...
Ainda teve a chance de tentar superar Alonso na pista,chegou a ensaiar algumas vezes,no fim fez as contas e pensou no campeonato,já que a vitória era de seu companheiro de escuderia,envolver-se num enrosco com o espanhol e deixar de pontuar seria terrivelmente ruim,dos males o menor!

Fernando Alonso saiu no lucro,a vitória chegou a passar em alguns instantes pelas suas mãos com uma ajudazinha da direção de prova,no fim não contava com a astucia do canguru em permanecer na pista e livrar a vantagem necessária,no fim o segundo lugar numa pista em que a Red Bull sobrava foi de bom tamanho,assim permance vivo na luta pelo campeonato,quem diria!

Felipe Massa fez uma corridinha burocrática,de tempos em tempos ligava para a equipe perguntando o que deveria fazer,foi patético.Não conseguiu em momento alguem se aproximar de Vettel,nem mesmo quando o alemão teve que passar pelo boxes pagando a punição.No fim terminou onde largou somando mais alguns pontos para o bem da equipe.

Quem fez uma bela prova foi Petrov da Renault,o russo soube tirar proveito de sua experiencia nesta pista onde já andou até de Lada e terminou num honroso quinto lugar,palmas!
Robert Kubica é que não teve muita sorte,se envolveu numa batida estupida nos boxes com uma Force India,devido ao erro de sua equipe.Ainda voltou para a pista foi punido e depois acabou abandonando.

Outro time que deve estar em festa é a gloriosa Williams,o incrivel Hulke em mais uma corrida consistente terminou em sexto lugar,enquanto o "glorioso" Barrichello,que apesar da estratégia da errada da Williams em não trocar os pneus quando o SC entrou ,conseguiu conquistar um pontinho suado ao superar o "velho"Schumacher numa disputa eletrizante,com uma defesa de posição pra lá de suja do alemão,que quase esmagou o brazuca no muro,poderia ter acabado muito mal.
No fim vai render só uma multinha para o "velho kaiser",e algumas alfinetadas pela midia.

Alegria também na Sauber,seus dois pilotos terminaram entre os dez melhores,De la Rosa foi o sétimo enquanto o japa Kobayashi finalizou em nono,e olha que o japa largou lá onde o vento faz a curva...

Na McLaren o final de semana foi para esquecer,Jenson Button naquela sua tocada básica ainda livrou três pontos  com o oitavo lugar,mas o então lider Lewis Hamilton acabou ficando de fora quando estava em quarto lugar,um tremendo prejuizo.
No fim Hamilton se mostrou conformado,exaltando acreditar que o time consiga reencontrar o caminho pela vitória rapidamente.

No campeonato a liderança agora é de Mark Webber(Red Bull) com 161 pontos,depois aparecem Lewis Hamilton(McLaren) com 157 e Sebastian Vettel(Red Bull) com 151 pontos.Jenson Button(McLaren) é o quarto com 147 seguido de Fernando Alonso(Ferrari)com 141 pontos.

Demais brazucas
Bruno Senna da Hispania terminou em 17º a três voltas dos lideres,seguido de Lucas di Grassi da Virgin em 18º.
A categoria faz uma pausa de três semanas para suas “férias”,retornando dia 29/08 para o GP da Bélgica.

2 comentários:

Anônimo disse...

Saudações,

Marcelonso,

Interessante notar que nestas últimas etapas a queda de rendimento de todos os carros equipados com motor Mercedes-Benz. Na Hungria, só o Button marcou pontos!

Abraço!

Anselmo Coyote disse...

Salve, Marcelão.

"...o japa Kobayashi finalizou em nono,e olha que o japa largou lá onde o vento faz a curva..."

Só complementando, o japinha-voador largou em 23o e passou 7 carros na primeira volta. Não sei onde ele achou tanto ponto de ultrapassagem... rsrs.

O Vettel... bem, respeito é bom e o Alonso gosta, ainda que seja de um c.gão como o alemãozinho arrogante que não está sabendo nem largar mais (deu sorte nesta).

Abraços e boa semana.