13 de agosto de 2010

Uma curva chamada Eau Rouge

Umas das mais belas e melhores pistas da F-1, o circuito de Spa-Francorchamps guarda uma curva desafiadora ,a famosa curva Eau Rouge,um "esse" longo feito ladeira acima.
Uma curva tinhosa, uma puxada para a esquerda, e outra para a direita, em meio a uma subida precedida por uma descida ao estilo "faca nos dentes".


A Eau Rouge, "água vermelha" em francês, tem esse nome em referência a um hotel, do mesmo nome, instalado às margens da curva.Por sua vez, o hotel homenageia um pequeno riacho que corre ao lado da pista.

Antigamente poucos se atreviam a enfrentá-la de pé em baixo,Senna e Schumacher eram mestres nisso.
Hoje com todo esse aparato aerodinâmico disponíveis nos bólidos,quase todos fazem com o pé cravado,ainda assim é a curva mais desafiadora encarada pelos pilotos da atual F-1.

Além dessa famosa curva a pista belga tem muito mais,ela traz um desafio a pilotos e engenheiros,por misturar curvas de alta com curvas de baixa,torna-se um verdadeiro quebra cabeça encontrar o acerto ideal,para fazer com que os bólidos andem bem em todos os pontos do traçado.

Sem dúvida alguma é uma das poucas pistas do calendário onde o braço do piloto ainda conta e muito.Que venha Spa.

4 comentários:

F-Brasil disse...

Marcelo,

Essa curva é sensacional, os pilotos que tentavam forçar nela antigamente eram jogados pra fora.Essa pista aliás eh muito desafiadora e até em certo ponto, imprevisível, vide Spa 98 e ano passado dando Force India na pole com a Toyota em 2º; além do pódio da equipe Indiana.

Júnior

Ron Groo disse...

Eau Rouge não é uma curva é uma entidade. Das poucos que sobraram na F1.

Felipe Maciel disse...

É uma pena que a F-1 moderna tenha tornado o tradicional conceito desafiador da Eau Rouge algo anacrônico.

Ao menos nas categorias de base ela ainda impõe respeito. De qualquer forma, continua sendo aquela curva que contém plasticidade e designer que nos impressiona só de olhar. E se o piloto erra no meio do contorno, é muro na certa!

Raphael disse...

Salve Marcelo!

Estou esperando ansiosamente pela etapa de Spa. Nenhuma outra curva de qualquer outra pista se iguala à Eau Rouge. Ela separa os homens dos meninos até hoje.

Abraço forte, até mais ver.