3 de outubro de 2010

Sete vezes Loeb


Sebastien Loeb conquistou a vitória no Rali da França neste domingo e de quebra venceu o Campeonato Mundial de Rali (WRC) pelo sétimo ano seguido.
Hoje a sorte resolveu facilitar um pouco as coisas para Loeb, seu adversário direto na disputa, Sébastien Ogier,teve problemas e acabou fora da disputa, deixando o caminho aberto para o francês.

Sempre que me perguntam quem é o melhor piloto da atualidade, muitos ficam espantados quando respondo: Sebastian Loeb.
Sebastian o que? Onde esse cara corre? Nunca ouvi falar nele na F1!

Pois é, esse "cara" pilota no WRC, o Mundial de Rali. É uma das categorias mais importantes do automobilismo no mundo. Aqui no Brasil não conta com muito prestígio, mas na Europa tem tanto ou mais público que a F1.
Um dos fatores é a proximidade do público junto a carros e pilotos, pois o rali é disputado em vias públicas, evidentemente fechadas para as etapas. Outro fator é a utilização de modelos semelhantes aos modelos vendidos em lojas, isso faz dessa categoria uma excelente ferramenta de marketing para fabricantes.

E mais, o que mais me impressiona nesta categoria é que o piso nunca é o mesmo. No WRC, o piso é muito variado: asfalto, terra, cascalho e até mesmo gelo.
E sob todas essas condições Sebastian Loeb consegue um dominio absurdo de sua máquina, e tudo isso se mantém inalterado por sete anos seguidos.
Por isso, Sebastian Loeb é a meu ver, o melhor dos pilotos em atividade atualmente, é um fenômeno!

Nenhum comentário: