12 de novembro de 2010

No deserto (1) Pitacos do 1º Treino Livre

A pista úmida no circuito de Yas Marina em Abu Dhabi fez com que os primeiros carros fossem para a pista com pneus intermediários.Com essa condição, o tempo foi passando e poucos se aventuraram a arriscar voltas rápidas. Nos últimos 30 minutos, com a pista praticamente seca a brincadeira teve inicio.

A condição do asfalto inicialmente foi bem estranha, alguns pilotos conseguiram seus tempos na sexta ou sétima volta com o mesmo pneu, Michael Schumacher por exemplo, cravou sua melhor volta em seu nono giro.

O mais veloz da primeira sessão foi Sebastian Vettel, o jovem alemão da Red Bull mostrando o talento puro, conseguiu como sempre, extrair a performance do equipamento de "prima".
Seu parceiro Mark Webber, como de hábito, leva mais tempo para encontrar o caminho, coisa que deverá acontecer no próximo treino. Por hora o australiano cravou a quarta melhor marca.

Quem apareceu mais uma vez na sexta-feira mostrando uma certa força foi a McLaren. Tirando proveito de seu F-Duct bem desenvolvido, o tal sistema que estola a asa traseira na reta, os prateados ficaram com o segundo e terceiro tempo, com Lewis Hamilton e Jenson Button respectivamente, ainda assim bem distantes da primeira Red Bull.

Outro que pelo visto também soube aproveitar a eficiencia do duto aerodinâmico foi Robert Kubica. O polaco, alçou sua Renault a quinta melhor marca. Seu parceiro Petrov, fechou a primeira sessão em 12º.

A Ferrari seguiu seu cronograma habitual. Pela manhã a equipe italiana manda para a pista seus carros carregando muito combustivel a maior parte do tempo, em  busca de dados para a corrida.
Fernando Alonso foi apenas o sexto mais rápido, enquanto Felipe Massa terminou o ensaio em 11º.

Mercedes e Sauber parecem ser as duas equipes que devem duelar do oitavo ao décimo posto na qualificação. Com uma pequena chance da Williams colocar um dos seus carros entre eles.

Rubens Barrichello conseguiu apenas a 13º melhor marca, Lucas di Grassi foi o 21º, e Bruno Senna fechou em 22º com sua carroça espanhola.
O lado positivo, é que pelo menos o primeiro-sobrinho foi mais rápido que seu parceiro de escuderia, Christian Klien, além do novato Fauzi, piloto de testes da gloriosa Lotus.

Logo mais as 11h, acontece a segunda sessão. Clique aqui  e confira ao vivo.

Nenhum comentário: