12 de novembro de 2010

No deserto (2) - Pitacos do 2º Treino Livre


No segundo treino livre a condição da pista melhorou, ficando mais próxima daquela que deverá ser encontrada na corrida. A maioria das equipes tentou aproveitar ao máximo a sessão, partindo para a pista assim que o sinal verde foi dado.

Enquanto muitos questinam se a Red Bull deve ou não fazer jogo de equipe, Lewis Hamilton da McLaren mostrou que é preciso antes de mais nada, estar na ponta.
Neste segundo treino para surpresa geral, o inglês cravou o melhor tempo, sendo o único a virar abaixo de 1m41s. Será que a McLaren vai aprontar para cima dos azuis? É precoce afirmar que sim, por outro lado, é uma possibilidade que não pode ser totalmente descartada.

Sebastian Vettel, o rei da sexta-feira, hoje ficou com a segunda melhor marca e Mark Webber aparece apenas com o quarto melhor tempo. Ainda que a Red Bull esteja escondendo o leite, o que é possivel, a vantagem não será tão grande quanto se imaginava para Ferrari e McLaren.

Fernando Alonso conseguiu a terceira melhor marca da segunda sessão, o espanhol colocou sua Ferrari entre as Red Bull de Vettel e Webber. Mostrou que tem um bom carro para o final de semana.
Felipe Massa chegou a estar entre os ponteiros, mas deu várias escapadas e ainda por cima, parou por "pane seca", porque sua equipe errou nas contas! ( This is ridiculous)

A Renault confirmou a boa forma apresentada pela manhã, tanto é verdade que Vitaly Petrov, el demolidor, fez o sétimo melhor tempo. Robert Kubica fechou a sessão em quinto.

No meio do pelotão, a briga entre Mercedes e Sauber, recebeu a companhia de Force India e Williams. Seus carros ficaram intercalados do  9º ao 16º posto, demonstrando que a parada para lutar pelos pontos do 8º ao 10º será dura.

Os demais brasileiros, Lucas di Grassi ficou em 22º e Bruno Senna fechou o dia com o último tempo.

Ainda não é possivel avaliar com total clareza a distribuição de forças para este final de semana, a performance de Lewis Hamilton trouxe muitas dúvidas sobre o que esperar da classificação.
A Red Bull que era apontada como franca favorita para a vitória, ainda que esteja escondendo o leite, vai ter muito trabalho pela frente.
Além disso, a Ferrari que sempre usa os motores em final de carreira na sexta, pode ter alguma coisa guardada para sábado. Amanhã Fernandinho receberá em seu carro, a unidade de força a ser usada na classificação e corrida, que é aquela que correu na Bélgica.

De qualquer forma, somente amanhã no último treino livre é que teremos condições de visualizar com mais clareza como será o desenho do fim de semana, pois é nesta última sessão que todos os times fazem a "sintonia fina" para a classificação e a corrida

Um comentário:

Ron Groo disse...

Sextas feiras valem muito pouco, mesmo na grande decisão.