21 de fevereiro de 2011

Testes em Barcelona - dia 4 - Massa crava a melhor marca


O brasileiro Felipe Massa estabeleceu nesta segunda-feira no circuito da Catalunha, a melhor marca do dia e da semana.
Não é nada para assombrar, a queda nos tempos de volta a cada dia é absolutamente natural com a melhora da pista, mas serve de alento para quem andou fazendo umas bobagens ontem pela manhã na pista molhada.
A Ferrari aproveitou o dia para avaliar os vários compostos da Pirelli em série mais longas de voltas, com diferentes cargas de combustivel. O tempo de Massa surgiu no finalzinho da sessão, com pouca gasolina e provavelmente de pneus supermacios.

Mark Webber que até então liderava a tábua de tempos a bordo de sua Red Bull, acabou sendo superado no apagar das luzes pelo brazuca, terminou o dia com o segundo tempo. Mas como por hora não vale nada mesmo...
Os rubrotaurinos seguem escondendo o "leite", a impressão é que eles ainda tem muito mais para tirar de suas máquinas, principalmente numa pista como essa, na qual, a aerodinâmica conta, e muito.

A Toro Rosso mostrou nestes quatro dias, que poderá ser uma surpresa interessante nesta temporada.
Além de mostrar um ritmo consistente, também encontrou confiabilidade em sua nova máquina, acumulando  uma boa milhagem com raros problemas.
Hoje, o "muso", Sebastian Buemi terminou a sessão com o terceiro melhor tempo.

Quem também seguiu colhendo frutos foi a Lotus Renault. Apesar de enfrentar problemas com o KERS pela manhã, o time parece ter superado a fase "negra" com a segunda marca alcançada por Petrov ontem. Nick Heidfeld completou 95 voltas hoje e, fechou a sessão como o quarto mais veloz.

A McLaren conseguiu hoje pela primeira vez romper mais de 100 voltas com seu novo MP4-26 num único dia. Lewis Hamilton completou 107 voltas, relativamente sem maiores problemas com o quinto tempo. A equipe segue trabalhando a confiabilidade antes de introduzir atualizações.

Agora quem andou queimando a minha lingua foi o Pastor Maldonado. Foram 181 voltas nestes dois dias a bordo da gloriosa Williams, e vejam só, sem uma pancadinha sequer! ( Tio Frank deve ter levado um papo com ele, só pode...)
Hoje o venezuelano terminou o dia como o sexto mais rápido do dia, sem destruir nada! (I-n-a-c-r-e-d-i-t-á-v-e-l)

A Mercedes não teve hoje o brilho de ontem. O "velho kaiser", Michael Schumacher, completou 114 voltas fechando o dia com o penúltimo tempo, a frente apenas da problemática Team Lotus de Jarno Trulli, que sem peças de reposição, foi obrigada a arrumar as trouxas e partir.

Com o cancelamento dos testes no Bahrein, a F1 deverá seguir em Barcelona para mais uma rodada de testes a partir do próximo dia 8.

Aos tempos:
1º. Felipe Massa (BRA/Ferrari), 1min22s625 ( 121 )

2º. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault), a 0s817 ( 69 )
3º. Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso-Ferrari), a 0s925 ( 90 )
4º. Nick Heidfeld (ALE/Lotus Renault), a 1s032 ( 95 )
5º. Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes), a 1s378 ( 107 )
6º Pastor Maldonado (VEN-Williams-Cosworth), a 1s432 ( 121 )
7º. Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes), a 1s552 ( 64 )
8º. Sergio Pérez (MEX/Sauber-Ferrari), a 1s890 ( 74 )
9º. Jérôme D'Ambrosio (BEL/Marussia Virgin-Cosworth), a 3s876 ( 50 )
10º. Michael Schumacher (ALE/Mercedes), a 4s454 ( 114 )
11º. Jarno Trulli (ITA/Team Lotus-Renault), a 7s367 ( 18 )

Um comentário:

Anderson Nascimento disse...

A Red Bull é o time a ser batido. A McLaren, definitivamente, me decepcionou nesta pré-temporada, mas tem muita agua pra rolar ainda.
A Ferrari é forte e se fosse apostar alguma coisa sobre os italianos, é que Alonso brigaria pelo título de novo, pois parece que o carro é bem nascido.
Abraços!