22 de fevereiro de 2011

Testes em Barcelona - Pitacos

Após o término da quarta rodada de testes da chamada pré-temporada em Barcelona, ainda que tenhamos que levar em consideração um sem número de variáveis, penso que considerações podem ser feitas sobre algumas das principais equipes.

RED BULL

Ainda que o time azul insista em "esconder as cartas", o carro é extremamente veloz, basta apertar o "pedal da direita", que o tempo aparece.
Os rubrotaurinos conceberam um modelo muito equilibrado, que  segue evoluindo o conceito aerodinâmico inaugurado a três anos pelo mago, Adrian Newey.
Adicione a esse conjunto uma excelente tração na saída de curva, e obtenha um bólido que mantém uma performance rápida e uniforme preservando os pneus.

Não resta dúvida que o uso da borracha, significará a diferença entre o céu e o inferno para as equipes, quem otimizar melhor seus jogos de pneus, estará em vantagem.

Assim como os italianos, a Red Bull vem trabalhando com muita dedicação na confiabilidade do modelo, foram praticamente 1000 voltas até agora, e com raríssimos problemas.
Especialistas calculam que os rubrotaurinos começaram a pré-temporada com meio segundo de vantagem para a concorrência.

FERRARI

O time de Maranello, também está empenhado no "quesito" confiabilidade. Afinal de contas, esse era um dos maiores problemas no modelo anterior. Os italianos foram os que mais voltas completaram, foram 1205 giros até agora.

A equipe também está focada no refinamento da aerodinâmica, buscando otimizar a performance dos pneus. O carro mostrou que é rápido, e que vem melhorando em "long runs", aliás esse fundamento foi muito explorado pela Ferrari em Barcelona. Agora os italianos preparam uma série de atualizações no F150th Italia para breve.

MCLAREN

Na McLaren o sentimento por enquanto não é dos melhores. A equipe parece ter arriscado demais com tantas inovações de uma só vez.

Das chamadas grandes, é o time mais atrasado no desenvolvimento, vem sofrendo com problemas de confiabilidade. Tanto que a milhagem do novo modelo é praticamente a metade daquela alcançada pela Ferrari por exemplo, uma diferença considerável.

Com tanto atraso, a equipe ainda não conseguiu trabalhar na performance que ainda permance um incógnita.
Quem sabe o cancelamento da etapa de abertura no Bahrein, tenha sido providencial para que os ingleses consigam recuperar terreno, capacidade para isso a equipe tem.

MERCEDES

Apesar das melhores marcas alcançadas por Michael Schumacher na semana passada em Jerez, e Nico Rosberg nesta semana em Barcelona, a situação na Mercedes não é muito animadora.

Ainda que a equipe tenha avançado com relação a confiabilidade, o novo carro tem problemas sérios de tração, e um desgate excessivo nos pneus traseiros. A equipe alemã é a que mais sofre com a nova borracha.

O chefão, Norbert Haug,  chegou a declarar que se a corrida fosse hoje, os carros prateados não estariam entre os dez melhores, olha só a confiança!
A esperança dos alemães está na introdução de uma série de atualizações a partir do próximo teste. Mesmo que Ross Brawn esteja por trás, tudo aponta para mais um ano dificil para a Mercedes.

LOTUS RENAULT

A Lotus Renault tem nas mãos um carro promissor, que já deu mostras que é veloz. Por outro lado vem sofrendo uma sequencia de problemas nos treinamentos que acabaram atrapalhando o desenvolvimento do modelo na última semana.

Mas o grande problema está na ausência de Robert Kubica, afinal de contas a equipe contava com o polaco para desenvolver o novo carro, agora terá que se virar com Nick Heidfeld e Vitaly Petrov.

Ainda assim o time é apontado como uma das possiveis surpresas nesta temporada.Ser campeão é um sonho distante, mas buscar pódios não, e até quem sabe, uma vitória ou outra.

WILLIAMS

A Williams concebeu um carro com caracteristicas bem peculiares, sua traseira compacta e com um centro de gravidade muito baixo chamam a atenção. O FW33, mostrou que consegue ser rápido, por outro lado sofre demais com a falta de confiabilidade, em Barcelona o time enfrentou uma série de "pepinos".

O lado bom é que tem especialista apostando que os carros do Tio Frank serão belas surpresas nesta temporada, desde que consigam confiabilidade.

PASSANDO A RÉGUA

Se nos primeiros treinos em Jerez e Valência os times ainda buscavam conhecer seus novos modelos, onde pilotos e equipes procuravam se adaptar a todas as novidades e acumular milhagem, Barcelona forneceu algumas pistas do que está por vir.

Começa a ficar claro que Red Bull e Ferrari são as duas maiores forças da categoria no momento.

Nenhum comentário: