19 de março de 2011

A evolução da espécie...(2)

Em 1990 a equipe comandada pelo saudoso Ken Tyrrell, surgiu com uma idéia inovadora. O nariz do Tyrrell 019,  foi o primeiro a adotar uma elevação. Uma tendência que permanece na categoria até hoje.
Foi nesse carro que surgiu também um piloto apontado como uma grande promessa, Jean Alesi.
Mas ficou só na promessa, acabou perdendo o bonde ao preterir a Williams e assinar com a Ferrari para o ano seguinte , mas essa é uma outra história.

Ainda em 1990, a Ferrari introduzia no seu modelo  641 em  Estoril, o famoso controle de tração, que em tese, atualmente está banido!
Em 1993 a equipe McLaren já não era mais a mesma de outrora. Sem o potente motor Honda, o novo modelo MP4-8 tentou buscar na aerodinâmica, uma alternativa para compensar a baixa performance do motor Ford.
A equipe colocou antes das entradas de ar laterais, defletores de vento. Atualmente essas peças foram refinadas e otimizadas no túnel de vento, mas na época tinham um ângulo praticamente reto.



Em 1994, a escuderia inglesa não contava mais com o talento de Ayrton Senna. A equipe atravessava uma fase dificil e tentava reencontrar o caminho das vitórias.
O modelo MP4-9, passava a ser empurrado pelo motor Peugeot e apresentava como novidade, a ausência do pedal da embreagem, desse modo o piloto concentraria seus pés apenas no acelerador e freio.


Continua...

3 comentários:

Unknown disse...

MP$-9 deve de ter sido o carro mais baixo astral da história da maclata desde a morte do Bruce. carrinho que se arrastrava sem moral, ainda que com um excelente piloto ahi na foto, nhein? #elgranmika finlandia sempre dá boas safras, exeptuando a salo

Ron Groo disse...

É,,, Foram várias tendências de bico. Alto, baixo, largo, fino... Sempre tem uns mais elegantes que outros.

TW disse...

pena que o senna não estava em 1994 na mclaren =/
ken tyrrell inovando na f1.

parabéns pelo resgate dessas histórias