29 de março de 2011

O que acontece na Ferrari?


Ainda que Fernando Alonso insista que a Ferrari não está abatida com a performance apresentada em Melbourne, a equipe demonstra claramente sua decepção com toda essa situação.

A escuderia imaginava estar somente atrás das Red Bull nesta primeira corrida, por tudo que haviam realizados nos testes de inverno, e não foi o que aconteceu.
Em Melbourne, a Ferrari encontrou uma Red Bull demolidora, acompanhada de uma McLaren muito forte e de quebra uma Lotus Renault surpreendente.

O quarto lugar de Fernando Alonso e o sétimo de Felipe Massa podem ser considerados como lucro. Uma vez que suas colocações não  refletiram a verdadeira posição do time vermelho na Austrália.
O espanhol contou com o drive through aplicado a Jenson Button para garantir a posição, caso contrário chegaria atrás do inglês. Felipe Massa foi beneficiado pela desclassificação de dois carros da Sauber para alçar o sétimo posto.

O grande problema da Ferrari está diretamente ligado ao consumo de pneus, a equipe italiana realizou três paradas, enquanto a Red Bull (Vettel) e McLaren fizeram somente duas.
Os carros vermelhos não conseguiram extrair a mesma performance e tampouco preservaram os pneus como a concorrência.
Se no ano passado Felipe Massa reclamava dos pneus que não aqueciam, dessa vez o brasileiro lutou contra o superaquecimento dos pneus traseiros, parece piada!

A equipe agora tenta compreender a razão do carro estar tão distante da performance apresentada nos testes de inverno.
É evidente que não é possivel estabeler um julgamento da equipe a partir da primeira prova, muita coisa pode mudar nas próximas duas corridas ( Malásia e China), até porque o campeonato é longo.

O grande problema é que além de não estar na posição que imaginava, a escuderia de Maranello não sonhava com a companhia de McLaren e Lotus Renault tão cedo...

6 comentários:

Unknown disse...

o consumo de pneus, mais específicamente a temperatura dos mesmos, tem mais a ver com design e setup que com o jeito de conducir o carro... então corresponde a um asunto de garagem e não de cockpit.

mesmo assim, vamos a esperar até Malasia... quero ver a confirmação do asunto

Diego Trindade disse...

A ferrari passou de uma equipe que era "a equipe" nas estratégias, e tomou uma coça nos boxes; não fizeram uma parada rapidinha se quer!

Gustavo Bandeira (www.formulablog.com.br) disse...

Marcelo, gostei do blog, vou seguir. Te convido a seguir o meu também.
Quanto ao consumo excessivo da Ferrari, talvez tenham sido as circunstâncias da pista de Melbourne que não favoreceram. Esperemos mais algumas corridas para ver qual será o desempenho real. Me preocupo mesmo agora é com o desempenho do Masssa, meio segundo por volta de diferença para Alonso é muita coisa, acho que ele está perdendo a cabeça.

Ron Groo disse...

Desde o começo eu achei que tinha algo errado. Era picuinha demais com o nome como quem quer desviar a atenção de algo mais sério. E o fato de o carro nem ter ido pra pista e já anunciarem que tinham a atualização pra Melborne, ué? Já?

Quiseram desviar o foco demais.

GiglioF1 disse...

Marcelo,

Foram mal sim...Mas se o Alonso escapasse da confusão da largada ia pra cima...Já nosso Brasuka... Que luta com o próprio carro!!!!

Abraço!!

TW disse...

Com certeza, o superaquecimento dos pneus traseiros de felipe foram resultados do não alcance de um setup apropriado para Melbourne, o que deixou a equipe nessa situação. ão acredito que o f150º Italia seja pior do que achávamos, creio que foi algo desta etapa. vamos ver se a Malásia provará que estou errado.