15 de abril de 2011

GP da China - Pitacos dos treinos livres



Não tem jeito, ainda que Sebastian Vettel diga que a classificação será apertada, tudo aponta para mais um dominio rubrotaurino. Pelo andar da carruagem, o alemãozinho só verá a concorrência pelo retrovisor, como sugere a imagem que ilustra o post.

O jovem alemão dominou os dois treinos com folga, tanto que Lewis Hamilton admitiu que será uma missão praticamente impossivel barrar o tedesco, e olha que o KERS ainda não está funcionando plenamente na Red Bull.

Mark Webber bem que tentou no primeiro treino, mas ficou a distantes 0s615. Pelo carro que tem nas mãos, um verdadeiro abismo. Definitivamente, o canguru voltou ao normal.

Na McLaren, as atualizações introduzidas por enquanto não surtiram o efeito esperado.  Mesmo reclamando do equilibrio do carro, principalmente com o pneu macio,  Lewis Hamilton e Jenson Button fecham o dia com o segundo, e terceiro tempo respectivamente.
A dupla espera que com o volume de dados coletados, os engenheiros consigam encontrar soluções produtivas para amanhã na classificação.

A Mercedes conseguiu fazer seu melhor treino até agora. Nico Rosberg aparece com a quarta melhor marca e Michael Schumacher ficou logo atrás, em quinto. O grande problema do time alemão, será manter a performance amanhã, quando Ferrari e Renault deverão melhorar.

Na Ferrari o dia foi movimentado e complicado. Os italianos além da habitual labuta, que consiste em acertar o setup dos carros para os dois tipos de pneus, o time planejava avaliar as melhorias instaladas.
Mas uma problema hidráulico no carro de Fernando Alonso, que piorou na segunda sessão, acabou comprometendo o dia do espanhol. Para piorar, a nova e única asa dianteira, estava instalada justamente no carro de Alonso.

Por outro lado, Felipe Massa conseguiu completar o programa de testes sem nenhum problema. O piloto brazuca fechou a sessão com o sexto melhor tempo, acreditando que amanhã será possivel melhor um pouco mais. Fernando Alonso foi apenas o 14º.

A Lotus Renault não teve o começo que sonhava. Nick Heidfeld errou nas duas sessões. O alemão em dia de Vitaly Petrov, rodou e bateu no muro duas vezes. Ainda assim fechou o dia com o oitavo melhor tempo, enquanto o parceiro russo terminou logo atrás em nono. A equipe acredita numa boa classificação.

O destaque negativo dos ensaios ficou por conta da Williams. As novidades (assoalho e escapamento) inseridas no carro de Rubens Barrichello não funcionaram, pelo contrário, acabaram piorando o carro. Enquanto Pastor Maldonado sem atualizações terminou em 12º, Barrichello completamente perdido, acabou em 16º.

No mais, Force India, Sauber, Toro Rosso deverão travar bons duelos no meio do grid.

A Lotus verde definitivamente encostou no povo do miolo, dando adeus ao passado nanico. Em algumas corridas deverá começar a incomodar.

Com relação aos pneus, a degradação como o esperado foi semelhante a encontrada na primeira corrida, na Austrália. A Pirelli acredita ser possivel fazer apenas uma parada, entretanto a maioria dos times deverá optar por dois pitstops.

Sempre metralhei a equipe Hispania por entender que uma equipe com essa estrutura, não merece estar na categoria máxima do automobilismo.

Mas hoje é preciso mencionar os tempos conquistados pela equipe. O abismo para a ponta continua na casa de 5s é verdade, só que na segunda sessão conseguiram andar à frente da Virgin e pasmem, com tempos que classificam os carros para a corrida. (Definitivamente o fim do mundo está próximo!)

Aos tempos:

1º. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault), 1min37s688 (34)
2º. Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes), a 0s166 (22)
3º. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes), a 0s247 (31)
4º. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), a 0s255 (34)
5º. Michael Schumacher (ALE/Mercedes), a 0s417 (29)
6º. Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 0s819 (36)
7º. Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes), a 1s047 (35)
8º. Nick Heidfeld (ALE/Lotus Renault), a 1s117 (26)
9º. Vitaly Petrov (RUS/Lotus Renault), a 1s171 (31)
10º. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault), a 1s639 (33)

11º. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari), a 1s850 (33)
12º. Pastor Maldonado (VEN/Williams-Cosworth), a 1s979 (37)
13º. Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso-Ferrari), a 2s083 (18)
14º. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), a 2s091 (17)
15º. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso-Ferrari), a 2s140 (25)
16º. Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth), a 2s237 (32)
17º. Sergio Pérez (MEX/Sauber-Ferrari), a 2s265 (30)
18º. Heikki Kovalainen (FIN/Team Lotus-Renault), a 2s788 (30)
19º. Jarno Trulli (ITA/Team Lotus-Renault), a 3s794 (32)
20º. Narain Karthikeyan (IND/Hispania-Cosworth), a 5s214 (25)
21º. Vitantonio Liuzzi (ITA/Hispania-Cosworth), a 6s162 (3)
22º. Jérôme D'Ambrosio (BEL/Marussia Virgin-Cosworth), a 6s320 (35)
23º. Timo Glock (ALE/Marussia Virgin-Cosworth), a 7s059 (12)
24º. Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes), sem tempo (0)

3 comentários:

TW disse...

Sem dúvida nenhuma, a decepção do dia foi a Williams! Uma pena para quem torce pra ela e pra Rubinho, como eu =/

Vettel,a meu ver, não tem chances de não marcar a pole e a corrida só não será sua, por algum problema no carro, coisa que também acho meio difícil de acontecer. Mas em se tratando de corrida de carros, nunca se pode dizer que é 'impossível'.

Quero ver se Alonso terá alguma melhoria amanhã com essa nova asa. Ver Felipe andando a frente dele é muito bom.

abs

Net Esportes disse...

Eu acho que a grande dúvida agora é saber se Vettel vai manter a cabeça no lugar, pois do jeito que ta é capaz de abrir 50 pontos restando duas corridas e quem sabe até 100 pontos restando quatro ... seria incrível.

Ester disse...

Eu estou achando fantástica essa aproximação da McLaren em relação a Red Bull. Óbvio, sabemos que não é o suficiente, mas ainda tem muito coisa para acontecer nessa temporada (espero)!
Boa final de semana a todos!