9 de maio de 2011

GP da Turquia - Pitacos do dia seguinte


Sebastian Vettel dominou a corrida com uma superioridade absurda. Se continuar assim , só nos resta tentar adivinhar em que corrida o tedesco vai levar o campeonato...
Os números colecionados pelo alemãozinho de apenas 23 anos, que não tem idade nem para consumir bebidas alcoólicas na Turquia, são avassaladores. Vettel venceu seis das últimas oito corridas disputas na categoria desde o ano passado, o que não é pouca coisa.

O pódio de Fernando Alonso, além de aliviar um pouco da pressão, serviu para renovar o ânimo dentro da Ferrari. A equipe italiana foi surpreendente em Istambul, tanto que Alonso estava feliz em ser apenas o terceiro no pódio, algo muito raro. O espanhol chegou a dizer que recuperou o prazer em guiar...

O que aconteceu com a McLaren? Se na China Lewis Hamilton venceu, porque na Turquia não conseguiu nem chegar ao pódio.? Segundo a equipe, Hamilton detonou seus pneus na luta com o parceiro Button, e assim sua performance acabou comprometida, além disso o ajuste de sua asa dianteira estava errado.
Quanto ao erro da equipe durante a terceira parada de Hamilton, o próprio piloto afirmou que não mudou muita coisa em seu resultado final.

Quem também não tem muito para comemorar é a Mercedes. Mais uma vez o time alemão tinha a perspectiva do pódio, e novamente tudo ruiu. Rosberg largou em terceiro e acabou em quinto.
Os alemães da Mercedes tem um problema inversamente proporcional aos italianos da Ferrari, ou seja, o carro consegue ser rápido na classificação, mas perde performance na corrida.

O grande problema está nos pneus traseiros que sofrem um desgaste acentuado e ficam com bolhas, quando há muita gasolina a bordo, tanto que Rosberg chegou a virar em algumas voltas dois segundos acima do tempo de Vettel.

E como desgraça pouco é bobagem, Michael Schumacher ganhou o prêmio de pior piloto na pista. Largou em oitavo, errou muito e chegou apenas na 12º colocação.
Sua performance em 2011 é motivo de preocupação. Foram quatro corridas com: uma quebra na primeira prova, 8º na segunda , 9º na terceira  e agora um 12º lugar na quarta prova. Foram míseros seis pontos até agora.

Não poderia deixar de destacar a atuação de Kamui Kobayashi. Largando lá atrás, das profundesas do grid, conseguiu fazer apenas três paradas e terminar em 10º. Ainda por cima, saiu do carro dizendo que se divertiu muito, esse japonês é verdadeiramente o mito!

E para fechar por hoje, é com pesar que registro a quarta prova da equipe Williams sem marcar um pontinho sequer. Só para ter uma idéia, as únicas equipes que não pontuaram além da Williams são: Lotus Nanica, Virgin e Hispania. É meus bons, a coisa está negra para a tradicional escuderia inglesa.

4 comentários:

GiglioF1 disse...

Marcelo,

Voce não teceu comentarios do Massa??...Bom talvez nem merecesse , mas sim os Mercedes estao no inverso da Ferrari.

Abraço do Giglio!!

Marcelonso disse...

Giglio, domingo comentei sobre a atuação de Massa, hoje não havia mais nada a acrescentar, mas de todo modo, ele ficou devendo!

abs

Ron Groo disse...

Pera ai... Então era por isto que a garrafa de champangne do Vettel não tinha rotulo? Porque ele não tem idade para beber?

Uia.

TW disse...

Mercedes parece o Palmeiras. Parece que vai, mas morre de novo!

williams cada vez pior e logo agora que pensava que poderia melhorar quando rubinho quase foi pro top10 na classificação.

Alonso surpreendeu, não esperava ele forte assim. pensa que o massa não fez o mesmo e que a equipe não ajudou.

kobayashi é o cara! definitivamente! destaque total! deu uma de webber.