25 de julho de 2011

GP da Alemanha - Pitacos do dia seguinte


A corrida em Nurburgring, realizada neste último domingo, marcou a primeira derrota pra valer da equipe rubrotaurina. Dessa vez não houve erro de equipe, condição de pista, ajuda dos céus...absolutamente nada que pudesse influenciar no resultado, pelo contrário, Hamilton venceu na pista e no braço.

De qualquer modo, é a segunda corrida consecutiva que a Red Bull não vence. Seria esse o começo do fim da hegemonia azul? Não creio.

Ainda que McLaren e Ferrari tenham se aproximado, a situação não está clara. Determinados circuitos favorecem mais a essa ou aquela equipe, e até mesmo a situação climática, como foi o caso em Nurburgring, onde a McLaren conseguia aquecer os pneus mais rápido que a concorrência, e dessa vez com o piso mais frio, Hamilton não sofreu tanto com o desgaste da borracha.

Fernando Alonso acredita que a Ferrari após um árduo trabalho, conseguiu diminuir o déficit na compreensão dos pneus em relação a Red Bull, e com isso está mais próxima da equipe azul. Essa proximidade, permite exercer uma pressão e consequentemente induzi-los a erros. E para o espanhol, saber capitalizar esses erros é essencial para sonhar pelo campeonato.

Tudo bem, vamos partir do pressuposto que a Red Bull até possa estar perdendo folego, ou que a concorrência tenha se aproximado - como queiram. De qualquer modo é preciso ser realista, pois a vantagem construida por Sebastian Vettel na primeira metade do campeonato, é mais do que suficiente para administrar com muita tranquilidade as nove corridas que restam. Só mesmo uma zebra monstruosa, daquelas monumentais, tira esse campeonato de Sebastian Vettel.

Em contrapartida, a maior proximidade entre as escuderias poderá trazer belas corridas nesta segunda metade do certame, se bem que... teremos ainda quatro provas em Tilkodromos (Cingapura-Coréia do Sul-India-Abu Dhabi)!

2 comentários:

TW disse...

Marcelo,

realmente está difícil uma análise real de qual melhor carro do grid atualmente. Embora eu acredite que em corrida o RB7 perdeu esse posto, não creio que Vettel perde o campeonato.

E adicione à essa lista, o circuito de Hungaroring, que mesmo não tendo sido desenhado por Tilke, mas quase não permite ultrapassagens. Talvez a emoção lá venha pelo fato dos pneus, que serão os super macios e macios.

abs

Ester disse...

Yes, também acho muito difícil da liderança do campeonato mudar assim tão rápido. Mais ainda esperamos mais corridas emociantes este ano!
Beijos,
Ester