22 de julho de 2011

GP da Alemanha - Treinos Livres em pitacos


Ainda que treino na sexta-feira não tenha lá grande valia, em tempos de proibição de testes, é um periodo muito útil para que as equipes façam experimentos nos seus carros.
E pelo que foi visto até agora, a Ferrari confirma seu crescimento. Ainda não parece ser o suficiente para desbancar a Red Bull, mas uma coisa é certa - estão bem à frente da McLaren.

El Fódon, pela manhã, foi o mais veloz no primeiro treino. Já no periodo vespertino, Alonso terminou a sessão com a segunda melhor marca, muito próximo de Mark Webber, o mais rápido do dia.
Está claro que a Ferrari cresceu, a comprovação está no quarto tempo de Felipe Massa, algo não muito comum há tempos...

Ainda que a Red Bull tenha restabelecido ordem na casa com o melhor tempo conquistado por Mark Webber, dessa vez a folga para a concorrência está menor, bem menor. Ao menos nessa pista.

Sebastian Vettel, o terceiro mais veloz, chamou atenção para a boa performance da Ferrari, ressaltando que isso comprova a real evolução dos vermelhos. Mostra que a melhora dos carros italianos em Silverstone não estava tão ligada a proibição do difusor soprado quanto se pensava.

Além disso, ainda existe a possibilidade de chuva, principalmente na corrida. Fator esse, que sempre trás a reboque o imprevisto. E como já vimos em Nurburgring, quando a chuva resolve aparecer, ela cai com vontade!

A equipe da casa, Mercedes, fez um bom treino. O retorno do sistema de difusor soprado fez bem aos carros alemães. O velho Schumachão, terminou a sessão em quinto, uma posição à frente do companheiro Roberguinho.

Já a McLaren por enquanto ficou devendo. O otimismo do time inglês acabou não se confirmando neste primeiro dia em terras bávaras. Lewis Hamilton fechou o dia com o sétimo melhor tempo - a mais de 1 segundo do melhor tempo. Jenson Button foi apenas o 11º colocado.

Quem também retornou ao pelotão da frente foi a Lotus Renault. A equipe foi de longe, a maior prejudicada com a proibição temporária do sistema de escape, que felizmente voltou a ser permitido. Nick Heidfeld terminou o dia com o oitavo tempo e Vitaly Petrov foi o nono mais rápido.

Force India e Sauber continuam por ali, rondando a turma da frente. Hoje Adrian Sutil, graças ao fraco desempenho de Button, conseguiu colocar sua Force India entre os dez mais.

Na Williams segue aquela tristeza, Rubens Barrichello foi o 14º e Pastor Maldonado terminou em 17º.
A boa nova, se é que podemos dizer isso, deverá ser o anúncio da renovação do brasileiro com o time inglês por mais uma temporada.
Brincadeira à parte, acredito que o prolongamento do acordo é acertado, afinal de contas, não tem nada melhor disponivel no mercado...

Um comentário:

TW disse...

Marcelo,

sem dúvida a Ferrari evoluiu bastante. Errei ao achar que seria por conta da proibição do difusor soprado no modo off throttle. Mas acho que Alonso brigará sim pela vitória. Não que o F150º Italia seja tão bom quanto o RB7, mas Alonso parece estar tirando uma diferença no braço.

Vettel estava nervoso hoje, não acertou as voltas quando teve oportunidade.

Que isso o bota na briga pelo título já é outra história e continuo achando que não.

McLaren sim muito abaixo do esperado, mas espero elas mais fortes para a corrida.

E se vier chuva, vamos ter uma corrida bastante interessante. Com as nuvens que tinham hoje sobre o circuito, capaz de termos uma corrida com paralisações igual a de Montreal.