29 de julho de 2011

GP da Hungria - Hamilton começa na frente

O circuito de Hungaroring, apesar de fazer parte do calendário da F1 há muitos anos - um quarto de século- é daquelas pistas que praticamente não são aproveitadas por outras categorias, desse modo permanece fechada grande parte do ano.

Logo, as duas primeiras sessões de treinos, que acontecem na sexta-feira, servem no fundo, para limpar a pista. E hoje, o caminho não foi muito diferente do habitual.

Ainda assim, Lewis Hamilton começou o final de semana com o pé direito, dominando as duas sessões de ensaios. Esse "dominio inicial", serve ao menos para dar mais confiança ao piloto inglês - eleva o moral.

Jenson Button, comprovando que a McLaren está no caminho certo, marcou o terceiro tempo.

O aniversariante do dia, El Fódon, mostrou que a Ferrari também quer entrar  na briga pela ponta, ainda mais com pneus macios e supermacios a disposição. A medida que a pista foi melhorando, e a temperatura do asfalto subindo, Alonso melhorava a performance. Terminou na segunda posição, na balada de Hamilton.
Já Felipe Massa, só pra variar, acabou cometendo um erro quando estava com pneus super-macios, no fim marcou apenas o sexto tempo. Poderia estar melhor.

A Red Bull hoje ficou na "moita", a performance de seus carros foi discreta. Mark Webber foi o quarto mais veloz, enquanto Sebastian Vettel  terminou a sessão logo atrás, em quinto.
Nunca é demais lembrar, que os rubrotaurinos tem o péssimo hábito de "esconder o leite" na sexta-feira, além disso, eles venceram a corrida do ano passado com o pé nas costas, portanto não é sensato exclui-los da luta pela pole position.

Até porque, na parte final do treino, quando a maioria das equipes foi para a pista com tanque cheio para  simular stints de corrida, a Red Bull conseguiu virar tempos mais regulares.

A Mercedes continua sofrendo com sua bomba alemã. Não tem jeito, o carro não anda nem com "reza braba" entre os ponteiros. Resta a sua dupla de pilotos lutar com muita sorte, pelo sexto lugar. Nos treinos de hoje, Rosberguinho foi o sétimo e Schumacão terminou em oitavo.

Fechando a turma dos dez mais, a surpreendente Force India conseguiu terminar a sessão com sua dupla de pilotos dentro do G10. Paul di Resta foi o nono, e Adrian Sutil o décimo.

Amanhã a classificação promete ser intensa, uma vez que largar nas duas primeiras filas em Hungaroring, é meio caminho andado para se dar bem. Se a Red Bull está com dificuldades, ou simplesmente escondendo o jogo - amanhã saberemos. Mas uma coisa é certa, a vida dos rubrotaurinos não está mais tão fácil como dantes...

Um comentário:

TW disse...

Marcelo,

longe de estar tranquila a vida para a Red Bull. Será um sábado bem movimentado na Hungria.

E me surpreendeu a Force India hoje, andando bem mesmo num circuito onde não costuma fazer boas resultados. Vamos ver se consolidam isso nos 2 dias que ainda restam.

E a Lotus Renault continua decepcionando.

abs