10 de julho de 2011

GP da Inglaterra - Pitacos da corrida


A corrida no circuito da Pedra Prateada foi bem movimentada, marcada por muita disputa dentro da pista e também por muitos erros nos boxes, e dessa vez pachecada, não houve brasileiro prejudicado.

A Red Bull que não costuma não errar, errou. E com a mancada, lá se foi a vitória do Tião Alemão. O jovem tedesco voltou em terceiro, atrás de Lewis Hamilton. A equipe insistia pelo rádio para que Vettel tivesse paciência, pois haveria nova rodada de pit stops. Enquanto isso, El Fódon sentava a bota abrindo vantagem...

Tião Alemão chegou a ensaiar a ultrapassagem sobre Lewis Hamilton, mas recuou em duas ou três oportunidades. Deve ter lembrado das últimas corridas do inglês...pensou no campeonato.
No fim das contas, passou nos boxes quando a equipe antecipou a sua terceira parada. Mas a essa altura era tarde demais para buscar El Fódon...pensou no campeonato de novo!

A McLaren também fez cagada. A equipe liberou Jenson Button antes que o mecânico apertasse a roda dianteira direita. Fim de corrida para o inglês e o que é pior, adeus vice-liderança. Acontece nas melhores familias.

Enquanto isso, Lewis Hamilton voltava a ser aquele piloto que gostamos de ver. Lutando na pista, sem dar mole pra ninguém e sem fazer bobagens. E olha que o carro não estava aquela Brastemp toda...
O pódio estava na mão, até ser avisado que a luz da reserva estava acesa. Sem a possibilidade de reabastecer (é proibido pelo regulamento), Hamilton foi obrigado a diminuir o ritmo - lá se foi o pódio.
No fim ainda travou um duelo com Felipe Massa, defendendo o quarto lugar com unhas e dentes - digno de aplausos.

Na Ferrari, como não poderia deixar de ser, o clima é de alegria. Mas é bom que fique claro que essa vitória não vai recolocar El Fódon na luta pelo campeonato. Foi circunstancial.
Hoje Fernandinho justificou mais uma vez cada centavo que recebe. Quando a oportunidade aparece, ele vai lá e aproveita, simples assim.
A Ferrari não vencia a longo e tenebroso inverno, desde o GP da Coréia do Norte em 2010. Como disse no post abaixo, os vermelhos se aproximaram é verdade, mas ainda estão atrás dos rubrotaurinos.

Felipe Massa foi aquela tristeza de sempre. Pela enésima vez, o brasileiro fez uma corrida apagada, perdeu muito tempo andando com "pneus no osso" e mais uma vez chegou atrás da posição em que largou. E com um detalhe, o quinto lugar só veio graças ao abandono de Jenson Button.
No final ainda tentou um brilhareco na luta pelo quarto lugar com Lewis Hamilton. Mas não conseguiu, nem mesmo com o inglês economizando. Ficou devendo.

Pelas bandas da Mercedes, a corrida não foi tão ruim quanto a classificação. Nico Rosberg conseguiu terminar na sexta colocação e Michael Schumacher, mesmo após todos os entreveros (paradas-batidas-punição), chegou em nono. É pouco para um time que sonhava em lutar pelo campeonato, mas atualmente é o que dá para fazer.

Quem definitivamente entrou pelo cano com a proibição do difusor soprado foi a Lótus Renault. O carro negro e dourado que conquistou dois pódios nesta temporada, agora sofre para acompanhar o pelotão da frente.
Nick Heidfeld, naquele seu estilo peculiar - quem poupa tem- ainda conseguiu ainda arrumar um oitavo lugar, já Vitaly Petrov foi apenas o 12º.

Na Williams a situação também não foi nada animadora. Nem mesmo a boa posição de largada do Cabeça de Ovo, foi suficiente para arrumar mais um pontinho para o time.

No Mundial de Pilotos, Tião Alemão, mesmo sem vencer, aumentou a folga na liderança. O jovem tedesco soma 204 pontos, contra 124 de Mark Webber, vice-lider.
El Fódon, com a vitória, pulou para a terceira posição com 112 pontos.

No Mundial de Construtores, a Red Bull soma incriveis 328 pontos, contra 218 da McLaren, vice-lider.


2 comentários:

Net Esportes disse...

São trÊs erros e três segundos para a Red Bull de Vettel .... sõ não gostei de mandarem o Webber segurar a onda, para evitar um acidente tudo bem, mas em termos de jogo de equipe é cedo e logo a Red Bull que se recusava fazer jogo de equipe ...

TW disse...

Marcelo,

O pirulito-man errou sim na liberação de Button antes da hora, é dele essa responsabilidade, mas também houve erro do mecânico que aperta a porca no pneu dianteiro esquerdo. Olhando novamente o vídeo, você repara que ele troca em cima da hora a pistola por outra reserva, um problema talvez. Se isso não acontecesse, mesmo com o erro do pirulito-man, Button voltaria normalmente para a prova.

A Mercedes me surpreendeu. Pensei que faria uma corrida pífia, mas até melhoraram em relação ao treino, situação inversa a de antes. Mas a Lotus Renault é que está no sofrimento mesmo, quem diria.

A vitória foi pontual sim, não acredito que será a única da Ferrari na temporada, mas não dá para dizer que Alonso entra na briga pelo título, como você bem destacou.

abs