14 de setembro de 2011

O demolidor de recordes

Tião Alemão vem realizando uma temporada irretocável a bordo da fantástica Red Bull. Em treze corridas foram: dez poles, oito vitórias, quatro vezes em segundo e uma vez em terceiro - e ainda faltam seis corridas para o término do campeonato.

Com a 25ª pole conquista em Monza, o jovem alemão deixou para trás os tricampeões Niki Lauda e Nélson Piquet (24).
Vettel passou a ocupar a oitava posição entre os recordistas. Dentre os pilotos em atividade, só perde para Michael Schumacher (68).
Mas se compararmos o número de GPs disputados com as poles conquistadas - Tião Alemão (33,3%) fica à frente do velho kaiser (24,1%).

O próximo recorde a ser batido é o maior número de poles numa mesma temporada. Recorde esse pertencente ao piloto inglês Nigel Mansell - foram 14 poles em 1992 a bordo da fabulosa Williams conquistadas pelo Leão.


Em número de vitórias, o jovem alemão soma 18 triunfos até agora. Atualmente divide a 13ª posição com Kimi Raikkonen. Dentre os pilotos em atividade, perde apenas para Fernando Alonso (27) e obviamente Michael Schumacher (91).

Outra marca que deverá ser superada pelo jovem tedesco será o aproveitamento dos pontos disputados na temporada.
Em 2002 Michael Schumacher conquistou o pentacampeonato marcando 84,71% dos pontos. Tião Alemão até agora aproveitou 87%.

Ainda que muitos insistam em relacionar seus feitos somente a máquina maravilhosa que tem nas mãos, a verdade é que sem um bom equipamento ninguém faz milagre. Um fora de série consegue uma pole aqui, uma vitória ali...como foi o caso do próprio Vettel, com a Toro Rosso em 2008, quando inacreditavelmente venceu em Monza em 2008 pela primeira vez na carreira.

O ponto importante é que o sujeito precisa ter competência, talento e braço para saber aproveitar a oportunidade quando ela aparece, e isso, ele já mostrou que tem.

2 comentários:

TW disse...

Sim Marcelonso,

não é preciso apenas a máquina, mas sim o piloto. Um exemplo disso é na própria Red Bull, com Webber, que tendo o mesmo equipamento de Vettel, é superado constantemente pelo alemão.

Ou ainda na Ferrari, na situação Massa x Alonso.

Sem dúvida aluma, é um aproveitamento impressionante! Ouviremos por muitos anos esse nome ainda.

abs

Fernando disse...

E ai guri... O menino realmente tem talento e tem todos os méritos para merecer o bi-campeonato....
Tirasse meu blog da sua lista é ? :P

Abraçosssssssssssss