3 de dezembro de 2011

Retrovisor (4) - GP da Turquia


Sebastian Vettel novamente não encontrou dificuldades para vencer mais uma prova na categoria. Partindo da posição de honra, o jovem piloto tedesco simplesmente não deu a menor chance ao seus pares - foi mais um passeio do alemonzinho...

De forma avassaladora, Vettel venceu pela terceira vez na temporada, em quatro corridas. A partir dessa prova, a certeza era uma só - o bicampeonato de Vettel seria apenas uma questão de tempo...

Mark Webber chegou na segunda colocação, garantindo o pódio e a primeira dobradinha rubrotaurina na temporada.

Mas a grande surpresa da corrida foi o bom ritmo de corrida encontrado pela Ferrari. Dessa vez, El Fódon de Las Asturias, largou muito bem e conseguiu andar no ritmo da Red Bull (leia-se Webber). Ficava claro que o grande problema dos carros italianos estava na classificação.

El Fódon conquistava o primeiro pódio do ano. Conquista essa, de grande valia para serenar os ânimos dentro da escuderia e nas midias italianas e espanholas.

Apesar do dominio do alemonzinho, a corrida esteve longe de ser monótona. Pelo contrário, foi ação o tempo inteiro, obviamente do segundo lugar para baixo.

A McLaren, até então figura constante nos pódios, dessa vez ficou de fora. Um erro na parada de Hamilton, tirou o piloto inglês da disputa. Button também entrou pelo cano ao optar por uma parada a menos para trocar pneus.

É preciso dizer que mais uma vez toda essa movimentação na pista aconteceu devido as novas regras adotadas em 2011.

Ainda que não fosse a maneira idealizada por aqueles que apreciam o automobilismo em sua forma mais pura - as traquinas (DRS e KERS) e principalmente os pneus de farinha, tornaram as corridas mais divertidas, e o mais incrivel disso tudo, é que as provas aconteceram em Tilkodromos - circuitos especializados em corridas enfadonhas...

No Mundial de pilotos, Sebastian Vettel somava 93 pontos contra 59 de Lewis Hamilton, então vice-lider.

A Red Bull com 148 pontos disparava na ponta no Mundial de Construtores.

Um comentário:

TW disse...

Marcelonso,

era a segunda corrida com incrível número de ultrapassagens. Apesar de serem várias, as reclamações eram de que o ultrapassado sequer tinha a opção de se defender, o que fazia perder a graça.

Vettel venceria mais duas em seguida.

abs