27 de janeiro de 2012

No túnel do tempo - Senna em Interlagos

Quando Senna foi confirmado na equipe Williams para a temporada de 1994, jornalistas, especialistas e fãs do esporte, afirmavam em uníssono: " O campeonato estava liquidado". Afinal de contas, o melhor piloto estaria sentado no melhor carro.

Só que não foi bem assim. Na pré-temporada, com o banimento dos sistemas eletrônicos decretado pela FIA, com o aval de todas as equipes, o carro da Williams mostrava que ainda continuava muito rápido, porém difícil de guiar.

O próprio Senna, declarou diversas vezes que sem os auxilios eletrônicos (suspensão ativa, controle de tração,ABS...), o modelo havia se tornado arisco e instável. A superioridade da Williams, havia caido por terra...

Senna sabia que teria uma temporada dificil pela frente. O compromisso assumido com patrocinadores, e toda a expectativa criada, gerava uma enorme pressão.

O campeonato teve inicio no Brasil, em Interlagos. Senna cravou a pole. Na corrida, Ayrton largou bem e assumiu a ponta - a vitória parecia certa...

Mas o reabastecimento estava de volta, e após a rodada de pitstops, a liderança passou para as mãos de Michael Schumacher, na 21ª volta.

Senna ainda lutou muito para reduzir a diferença, e quando parecia que conseguiria chegar na Benetton do alemão, rodou na Junção, ficou preso na zebra e abandonou a corrida, na 55ª volta.

Era a última vez que Senna guiaria em Interlagos...

4 comentários:

Por Dentro dos Boxes disse...

Marcelonso,

sinceramente eu prefiro não me reportar ao ano de 1994... é estranho...

abs...

Ron Groo disse...

Até hoje eu ainda acho que ele poderia ter ganho esta corrida, mas se afobou andando atrás do alemão.
Nunca vamos saber.... Uma pena

TW disse...

Marcelonso,

foi a última vez que o povo brasileiro teve a oportunidade de vê-lo, ao vivo, demonstrando todo seu talento. Lembro daquele dia como se fosse ontem.

abs

Jaime Boueri disse...

Lembro vagamente, ainda era muito garoto para acompanhar a F1 como faço hoje. Lembro do acidente na prova seguinte, claro... Mas, infelizmente não o vi correr a não ser em VT's.

De qualquer forma, a escapada em Interlagos me pareceu muito estranha. Sei lá...