18 de março de 2012

Down Under (9) A corrida em pitacos


Ainda que Jenson Button tenha dominado a corrida com uma certa facilidade, o Mundial desse ano chegou prometendo equilibrio.

A McLaren mostrou que fez o dever de casa. Conseguiu resolver a maior deficiência de seu carro no ano passado - a classificação. Largando na primeira fila, tudo fica mais fácil. A dobradinha "Mclariana" em Melbourne parecia certa, mas havia um certo Tião Alemão no caminho.

Hamilton assistiu sua corrida ir para o vinagre, quando o carro de segurança entrou. Beneficiado pela situação, Tiãozinho fez sua parada e voltou a frente do inglês.

Tiãozinho aliás, merece um paragrafo à parte. Mesmo sem o melhor equipamento mostrou que sabe usar a cabeça. Largou atrás, recuperou posições, não fez bobagens e acabou com um resultado melhor que o esperado. Não há duvidas que estará na luta pelo campeonato, ainda que o carro não seja mais aquela Brastemp.

Na Mercedes a sensação foi de frustração. Que o carro é veloz em treino, não resta dúvida, mas na corrida ficou devendo. Schumacão pulou para terceiro na largada, mas uma escapada da pista nas primeiras voltas acabou com o sonho de pódio do velho alemão. Não ficou claro se o carro quebrou antes ou depois da saída da pista, mas o fato é que quebrou.

Rosberguinho também não se destacou ao longo da corrida. Chegou a andar na zona de pontos, mas na última volta, com a pancada de Maldonado, perdeu posições e acabou fora da zona de pontos.

A grande surpresa da corrida em Melbourne, foi a bela performance da Williams (leia-se Pastor Maldonado). O piloto venezuelano esteve o tempo inteiro entre os seis primeiros. Mas na última volta, perdeu o controle do carro enquanto perseguia Alonso. No fim das contas, atirou pela janela pontos preciosos para a Williams.
De qualquer modo, a impressão que fica é que dessa vez a Williams fez um carro razoável. O problema agora parece ser piloto...

Na Ferrari, mais uma vez  El Fódon tirou leite de pedra. Guiar aquele trambolho por tanto tempo deve fazer mal à saúde. O espanhol brigou com a carroça vermelha a corrida inteira. No fim das contas, conseguiu salvar alguns pontinhos. A diferença para os ponteiros acabou mascarada devida a entrada do Safety Car.

Outro destaque da prova foi Kimi Raikkonen. Enquanto o Visconde de Sabugosa ficava pelo caminho ao ser tocado por Maldonado no inicio da corrida, o finlandes seguia escalando posições. No fim das contas, Raikkonen terminou numa honrosa sétima posição. Nada mal pra quem largou em 19º - após dois anos afastado da categoria.

Também merece menção honrosa a dupla da Sauber - Sergio Perez e Koba-san. Sexto e oitavo, respectivamente.

Ah sim, a dupla da Toro Rosso parece ser bem melhor que a anterior. Ricciardo terminou em 9º e Vergne em 11º.

5 comentários:

Ron Groo disse...

Verdade, apesar de ter quebrado o carro todo, Pastor foi uma grata surpresa... E pode tirar print deste comentário, eu fiquei feliz por ele não tirar o Alonso da pista... O Asturiano guiou muito bem aquele stronso rosso horrível. merecia pontuar.

Marcelo Betioli disse...

Marcelo.

O Maldonado, Sauber e Alonso, que como você mesmo disse tirou leite de pedra. Gostei muito dessas surpresas.

Abraços.

TW disse...

Marcelonso,

foi uma prova bem movimentada, até mais do que esperava, e cheia de surpresas boas, outras, nem tanto.

Ainda assim, não creio que estamos diante de um verdadeiro cenários do grid 2012. Tudo está meio embaçado ainda e o foco só deverá ser ajustado após o GP da China.

abs

Anônimo disse...

... e M.C., escreve: todos muito jovens a começar pelo senhor Groo. printe mermo, Marcelonso, porque quero pegar no pé dele no final do cãopeonato. Já peguei com a Mercedoca lá no Blig... que é muiiiiiito veloz nos treinos ! HA ! Começarei pelos erros. Treino. Treino é treino e corrida é corrida já dizia o grande Gatsby ! Os manés leem o que os jormaulistas especializados escrevem e caem feito bichinho de luz na bacia d'água ! E ainda, coisa blablazeira vinda de jormaulistas alemãããããães ! A Mercedoca é de onde ? Hein? A Europa está em crise, venda de bibi em baixa... " compra uns jormallulistas aí, frauláin... eles ajudarão a vender umas carroças até a pravda aparecer no domingo, dia 18. Sir M.C., o Barão Carioquino dos Laranjais, me ensinou... ". Paracom-içu, Marcelonso ! E aí, vem o senhor Groo, o hipnotista chavezuelista via-internet. Pastor, grata surpresa ? Gasta surpresa ! Meteu as fuças na última volta quando deveria tá indo bem devagarinho... Tava no telefone com o Huguinho, né ? O Sobrinho, este sim, a grande fera, tava bem até o Zacarias raivoso( precisa de um psicanalista o mais rápido possível. Aconselho o fazedor de doido do Genial Hamilton... Peçam o telefone do sujeito do divã para o Gagálvão ou pro Reginau Da Proa !), o Zacarias entrar por dentro dele ! Ferrari nunnnnnnca será 4ª, 5ª força nos tempos modernos. Foi há 30 anos atrás quando tava na maior pindaíba...A Fiu Iludido Agora é Tarde e o Schummy salvaram a fianda de verelho. Tá, o Prost ajudou dando umas melhoras na bichinha... mas há um bom gap de 8 anos aí, ou mais, até a coisa realmente engrenar pros lados de Caramello. E italiano já venceu Copa do Mundo(82) saindo no tapa e em crise. É deles mesmo enganar todos assim. Se substituirem o Zaca( está com problemas psíquicos sérios...) pelo Perez, a coisa anda. Apesar desta minha análise fantástica, não joguem fogos pelo Fofonso ! Fofonso não terá chances de lutar contra as Mclarens e Red Bulls. Próximo gp é circuito de alta ? Pode até ser que a Mercedoca apareça mas duvido muito... chega nas curvas, fica. Esse jovem sorridente aí falou da Sauber, do Nervonso... e do Maldanado ! Peluamorrrrrrdediiio ! Amigo, 1978 até hoje atura esta josta. Agora eu durmo quando a corrida é em alta horas porque a J.Lo enche o meu saco... aliás, esvazia... E a loba não é fácil. Quer, quer, quer... e quer. Não jogue as fichas neles, não. Fique com a HRT, Caterham( Kovarazen e a Force India , do senhor Groo ! De preferência, torça pelo Incrivel Hulk ! Tem Kovabaixa... um japones maluco. Os japionistas adoram ele. NUmca, fez nada, é instavel no decorrer da corrida. Mas neguin acha o cara o máximo. Não viram o Vilanova. Pai. Aquilo é que era ser instável ! Di resta, é isso aí...

Anônimo disse...

... TW... o foco só deverá ser ajustado após o GP do Brasil.


M.C.