12 de abril de 2012

Fim da chiadeira


Pela terceira vez, a FIA declarou que o sistema de duto, utilizado na Mercedes é legal. Por mais que Lotus, McLaren e Red Bull batam o pé, o sistema está dentro das regras.

O funcionamento do sistema é bem simples, mas só funciona com a asa traseira aberta.

Quando o piloto aciona o famigerado DRS, dois buracos na parte interna da asa ficam expostos( um em cada canto). É justamente por eles que o ar é canalizado para a frente do carro, onde é liberado através de buracos na asa dianteira em direção ao solo. Desse modo é criada uma zona de baixa pressão, estolando a asa dianteira. Consequentemente ocorre o aumento de velocidade em reta.

Eis a explicação para o bom desempenho da Mercedes durante a classificação, quando o uso do DRS é liberado. Na corrida, com o uso limitado da asa móvel essa vantagem é reduzida.

A idéia é interessante, mas copiar a essa altura do campeonato, parece ser totalmente inviável. Imagina só, seria preciso praticamente reconstruir o carro. Não acredito que as equipes tenham deixado algum espaço em seus projetos, que possa ser utilizado para fazer um tubulação pelo carro, não mesmo.

Por fim, com a gigantesca reta em Xangai, é possivel que a Mercedes potencialize essa vantagem e acabe aprontando alguma surpresa na classificação. Só que na corrida, não levo fé nesse time.

5 comentários:

Anônimo disse...

... e M.C., escreve: sei não... vamos consultar... vamos ao mundial de construtores que, nesse caso, acho, é o que vale para eles porque a gente nem Gurgel tem mais. Bom. 1ºlugar McLaren, 2º Red bull 3º Ferrari 4º Sauber 5º Lotus 6º Force India... PÔ ! Cadê a Mercedoca ? 7º Williams 8º Toro Rosso... ufa ! 9° Mercedes com 1 pontinho ! Peraí, Don Marcelonso. Vou ligar já pro Tódinho... " É da máFIA, plize ? Gostaria de falar com o Tio Jean... eu mesmo, Moleque Chatto. Vai rápido porque tá demorano... Tio Tódinho ? Que sacanagem é esta com a musa do automobilismo ? Que Ferrari ! Renault ? McLaren ? Não, caramba, a dona Mercedes ! Pô, eles só têm um pontinho e é só na reta... no resto eles se arrastam porque a asa nem estará aberta por que aí não tem braço que segure... Schummy ? Tititi... qualé... libera o duto ! E, cê sabe, né ? Depois todos copiam... aí a Mercedoca sifú... Xi, nem pergunte. Fico me iludindo. Fluzãozinho... se iludir é coisa prá urubulino. Só que eles ficam enchendo o saco ! Gritando. Agora mesmo estão ganhando do Lamús depois de perder pro Emeleca. Gritinhos de emoção... Vai chovê na China ? O senhor pediu pro São Pedro para fazer sol... e, como ele vai ? "

Anônimo disse...

... e o Émeleca estragou tudo. O Rio tá calminho... Ontem, o meu Fluzãozinho voltou a ser timinho. Hoje, o omelete equatoriano veio do Paraguai... A torcida do Bacalhau tá calma... mau sinal. Oi Oi Oi...

M.C.

TW disse...

Até porque Marcelonso,

o time tem um problema crônico de desgaste excessivo de pneus. Por isso também a queda de rendimento na corrida.

Marcelonso disse...

bem lembrado TW, problema esse que acompanha o time há tempos...


abs

Anônimo disse...

... viu ? Já ajudei. Leonardo di Caprio e Xumacão !


M.C.