7 de abril de 2012

ITAJAÍ STOPOVER (9) - A Chegada


O final da etapa considerada a mais dificil da Volvo Ocean Race, pode ser definido em apenas uma palavra - inesperado.

Após  20 dias desde a largada em Auckland, cruzando as geladas águas do oceano Pacifico, enfrentando os desafios do temido Cabo Horn, para enfim subir o oceano Atlântico em direção a linha de chegada em Itajai-SC, os veleiros Puma e Telefónica chegaram lutando cabeça à cabeça pela vitória após percorrem mais de 12 mil quilometros - um fato raríssimo, em se tratando de uma etapa tão longa.

Foi a perna mais dificil e apertada na história da Volvo Ocean Race.

Restando três milhas náuticas para a chegada, a distância entre as duas embarcações era de apenas 1 milha - foi um final eletrizante. A briga foi dura desde que as embarcações entraram em águas brasileiras - a marcação foi cerrada, parecia match race

No fim, a vitória coube a equipe que lutou pela liderança desde a largada, o veleiro Puma. Assim os norte-americanos conquistaram o direito a ostentar a fita azul, prêmio concedido ao barco vencedor.

Com o segundo posto, o Telefónica ampliou ainda mais a vantagem na classificação geral. O barco espanhol lidera a classificação geral com 147 pontos, seguido pelo Puma com 113.

A chegada das embarcações na Race Village foi apoteótico. Digno de um final de um filme de Hollywood.

O público que lotou a Vila, saldou efusivamente esses bravos guerreiros que concluiram mais uma etapa em sua luta nessa fantástica Regata de Volta ao Mundo.

Foi duro sustentar essa vantagem pelo trabalho do Telefónica. É o caminho mais difícil da regata e chegar ao Brasil com essa recepção calorosa. Eu nunca vi isso na minha vida. Nós passamos por vários pontos complicados com ventos na cara e frio, agora é comer uma refeição quente e tomar uma cerveja”, relata o comandante Ken Read, experiente velejador de quatro edições da Volvo Ocean Race.

Sem dúvida alguma, foi um momento histórica para a cidade de Itajai, que recebe a etapa pela primeira vez.

Abaixo algumas imagens que marcaram essa chegada histórica...







3 comentários:

Anônimo disse...

" A chegada das embarcações na Race Village foi apoteótico. Digno de um final de um filme..." e M.C., escreve: ual ! Parece de um cronista do século XIX vende do João chegando em Salvador ! Aqui é assim, do Marcelonso, " ... a população do aterro do Framengo notou dois veleiros esquisitos entrando, nesta manhã, na baía de Guanabara e todos os transeuntes se pergutam... um tempo por que é gravado:"...aaaahhh,isso é presente do papai rico pro filhinho, né ? Prá não ficar fazendo besteira nas estradas... vai matá um monte de golfinho, o Nero..."" Nemo..."" Não é Poseidon ?"" Não, Thor !" e mais um popular... " O outro, o Pummmm... ma, tá com pinta de ser do Luciano Hulk e da Diabélica, patrocinam o Caldeirão... Oh lá, tem uma loira lá dentro que eu vi... vermelho e preto é coisa de Blogo..." eee "...que história é aquela ali ? Teleafónica ? Espanhóis ? Holandês, vá lá, Francês tá bão... inglês a gente gosta mas espanhol ? Peeeeeeeeega ! Peeeeeeega ! ". " E, senhoras e senhores, sairam todos correndo daqui, do monumento de Estácio de sá em direção da Marina Leite Glória( patrocínio)... tem uma turma aqui do Mengão que eu vô entrevistá: " Aí, que qui tutá carregano aí, simpatia ?" " Tô carregano uns ovos porque disseram que o Ronaldinho, mais o Emperrador e mais o Léu Salmoura e o Daividí mais oooo Boxineli e o Juniú Césa estão naquela caravela ali, cheia de muié gostosa ! Tá vendo aquela loira ali ? Vamu acaba com as festa deles, parceiro. Tu é da Blogo ? "" Não... da rádio Bandeidantes ! "" Então tutá salvo... 3 a zero mengão no vasquinho... Meeeennnngo ! Cadê os cara ? "

Anônimo disse...

... pô, Marcelonso... foi só brincadeira. O Populismo tomou conta daqui.


M.C.

Marcelonso disse...

Tranquilo M.C.