19 de setembro de 2013

Lendas do esporte a motor - Jim Clark


O bicampeão James Clark Jr. nasceu no dia 4 de março de 1936, em Kilmany no Reino Unido. Jim Clark era o filho mais novo de um casal de fazendeiros.

Na F1, pilotou por apenas uma equipe, a Lotus, onde começou em 1960. Sua estreia foi no GP da Holanda, em Zandvoort. A primeira vitória aconteceu somente em 1962, em Spa-Francorchamps, uma pista da qual não gostava, ao contrário de todos os pilotos da F1 moderna. Em sua carreira Jim Clark conquistou 25 vitórias, 33 poles e dois campeonatos Mundiais em 72 GPs.

O verdadeiro "Escocês Voador" (tempos depois Jackie Stewart receberia a mesma alcunha), perdeu a vida no circuito de Hockenheim, em 1968.

A morte de Clark, aos 32 anos de idade, foi um choque muito grande para a F-1 na época. Ainda que não seja possivel mensurar o tamanho entre as perdas sofridas pela esporte a motor ao longos de todos esses anos, o desaparecimento de Clark causou um impacto semelhante a morte de Ayrton Senna.

Além da técnica e do extremo cuidado pelo equipamento que conduzia, Jim Clark se destacava também pela versatilidade. O escocês pilotava com igual competência qualquer tipo de carro, não importava a categoria - rali, turismo ou monoposto. Jim Clark dominava como ninguém todas as espécies de fórmulas da época.


Assim como Nuvolari, Fangio e Senna, Jim Clark era gênio....

4 comentários:

TW disse...

Dizem que até hoje não houve nenhum piloto na história que gostasse tanto de estar atrás de um volante quanto Jim Clark.

Ron Groo disse...

Para mim o melhor de todos.
Claro, é subjetivo, mas pegando a quantidade de largadas, vitórias e tal...
Sem contar que não ficava apenas na F1, ia para uma porrada de categorias e sempre com vitórias.
Legendário é pouco pra ele.

Juanh disse...

Uno de los mejores de todos los tiempos; además, corría en todo lo que podía. Tanto, que encontró al muerte corriendo un Lotus en la F2 Europea.
Abrazos!

Baduga disse...

Chovia pra caralho nesse dia . Um circuito sem interesse , uma corridinha insignificante . Uma Lotus F2 pior ainda . Hill seguia Clark ( de longe mais seguia ), e percebeu as marcas de uma grande derrapagem que seguiam para um bosque ao lado da pista . Jim Clark ( com sua breve carreira somente oito temporadas completas , com uma personalidade de fazer inveja até o grande deus ,fiel a escuderia Lotus , o maior de todos , talento nato , apurado , delicado , imbatível , inigualável . Nem Sena pôde fazer melhor . E ninguém desmente isso ! Além do mais não foi um piloto sortudo . Perdeu dois títulos por pura falta de sorte na última corrida do GP de 62 pra Hill , e o outro para Surtees em 65 . Em em 68 abrindo uma temporada com três vitórias consecutivas , e tendo tudo para ganhar de maneira fácil o campeonato ... ) o melhor piloto da história da F1 está morto ! O destino dele , e dos fãs , não deu tempo suficiente para ver esse grande piloto ir muito , mas muito mais alto .