21 de novembro de 2013

Imprevisto

Líder da classe IMOCA perde o mastro e está fora da Jacques Vabre Transat Jacques Vabre/Reprodução

Reprodução: Portal O Sol Diário

O MACIF, barco que liderava a classe IMOCA da Transat Jacques Vabre 2013, perdeu o mastro na madrugada desta quinta-feira e será obrigado a abandonar a regata. O problema estrutural ocorreu no litoral nordestino e a embarcação já está descendo para Salvador (BA). O veleiro de 60 pés deve chegar à capital baiana nesta sexta-feira. Os navegadores François Gabart e Michel Desjoyeaux estão em segurança. 

O mastro é uma das principais estruturas de um barco. A peça vertical, que se parece com um poste, sustenta as velas e a retranca. É possível seguir viagem sem o mastro ou fazer adaptações. Na maioria das vezes, os veleiros "motoram", ou seja, ligam o motor para seguir viagem.

O MACIF deveria chegar neste domingo a Itajaí puxando a fila de mais outros quatros barcos da mesma categoria que estão relativamente próximos. Faltam menos de mil quilômetros para a linha de chegada. 

A dupla François Gabart e Michel Desjoyeaux era apontada como a grande favorita ao título e o desempenho após quase 14 dias de prova indicava que o MACIF estaria no pódio. O barco tinha quase 50 quilômetros de vantagem para o PRB quando perdeu o mastro.

— Eu não sei o que aconteceu. A verdade é que o MACIF puxava a fila dos outros barcos. O acidente faz parte de eventos esportivos que dependem de uma máquina —, disse Vicent Riou, do PRB, novo líder da regata.

Nenhum comentário: