25 de novembro de 2013

PRB é o campeão da categoria Imoca


Reprodução: Portal O Sol Diário

Depois de 17 dias cruzando o Oceano Atlântico, o veleiro PRB foi o primeiro, da classe Imoca, a chegar em Itajaí. A dupla francesa Vicent Riou e Jean Le Cam chegou em Itajaí às 10h41min deste domingo. Mesmo com chuva, os vencedores foram recebidos pelos fãs e por muitos fogos na Vila da Regata e nos molhes.
O título premia a melhor estratégia dos navegadores franceses. A dupla se manteve entre os primeiros colocados desde a largada e, mesmo com um pit stop na Ilha da Madeira para resolver um problema no leme, não deixou os adversários desgarrarem. Após a quebra do Macif no litoral da Bahia, o PRB abriu para vencer com média de 23 km/h durante toda prova.
A experiência de outras seis edições da Transat Jacques Vabre e de travessias em solitário como a Vandée Globe fez a diferença para os dois, que sobem ao lugar mais alto do pódio pela primeira vez.
Perguntado antes da largada em Le Havre sobre a previsão para a regata, Jean Le Cam foi enfático ao dizer que o objetivo era ser mais rápido do que o primeiro colocado. Dito e feito: o PRB cumpriu a promessa.
O PRB puxa a fila dos Imoca, que não deixaram o campeão descansar. Outros três barcos da categoria também devem chegar ao destino final nas próximas horas. Já nas águas catarinenses estão Safran e Maître CoQ. Um pouco mais atrás, o Chéminees de Poujoulat deve atracar na Vila da Regata até o fim da noite.

Um comentário:

Anônimo disse...

HA ! Demorô, Marcelonso ! Voltou com a bolinha do anônimo, né ? Que bunitin... Só nos barquinhos ? Te falei da America's Cup das úrtimas vezes que estuve por a cá... Os barcos de lá ! Vejo que tem uns parecidos nesta regata... Ae, já zoei com o Bron Coo e agora vou zoar com você. Mané, ano que vem a Ferrada vai se dar muuuuuuuito bem ! Adorei ver a Porradaria, quer dizer, a Sculhambaderia, se dar mal com o Fofonso e o Vodka ! E ainda, me lembro bem, são ruims de turbo... HA ! REEEEEEENAULT ! E Mercedoca, com GH-1 e Niquinho Ui, Ui !


M.ano C.arioca