14 de março de 2014

Melbourne - Pitacos Livres



O primeiro dia de ensaios em Melbourne enfim aconteceu...

A nova F-1 começou a mostrar a sua "cara", uma "cara" muito feia, diga-se. Sim, eu sei que já falamos muito sobre esses novos bicos, mas que são medonhos, ah isso são! Sem contar o barulho dos motores, uma lástima. Só para ilustrar, o barulho que o cortador de grama do meu vizinho produz é mais alto que o som desses novos motores da F-1. Mas como alguém já disse: " Com o passar o tempo a gente se habitua". Isso posto vamos ao que interessa...

 Como esperado a Mercedes tem neste momento o melhor conjunto. Os mercedônicos estão bem a frente da concorrência. Lewis Hamilton mesmo sem ter participado do treino vespertino, e ter realizado apenas voltas lançadas no período da tarde, fechou o dia com o melhor tempo. Evidentemente seguido pelo companheiro Nico Rosberg...

Pelas bandas da Ferrari, andavam dizendo que os italianos estavam escondendo o jogo. Bom, ao menos por enquanto não mostraram nada que não fosse esperado. Fernandinho até liderou a primeira sessão livre, mas na soma dos tempos, terminou em terceiro. Algo absolutamente normal e esperado. Já seu parceiro Raikkonen apareceu apenas da sétima posição.

Já a McLaren ficou onde se esperava. Button terminou em quinto e Magnussen em nono. Como diria um certo blogueiro: " Mas quem liga?" (não revelarei o nome nem sob tortura)


As surpresas em terras australianas foram duas até aqui, uma positiva e outra negativa. A positiva ficou com a Red Bull.

Pra quem se dizia fora da briga, lutando para não tomar volta, os rubro-taurinos surpreenderam. Vettel fechou sua participação com o quarto posto e seu parceiro Ricciardo terminou o dia em sexto. Além disso, os touros vermelhos foram os carros que mais rodaram no circuito australiano. É obvio que a distância para a turma da frente em termos de tempo de volta ainda é  grande (0s756) , mas a situação não é tão ruim quanto se imaginava...

A surpresa negativa, foi o desempenho da Williams e principalmente de Felipe Massa. Sim, sabemos que se trata apenas do primeiro contato do novo equipamento nesta pista, que existe toda aquela situação de ajustar, experimentar caminhos e por ai vai... Só que isso vale pra todo mundo, não é ? Na verdade, apesar de ser apenas o primeiro dia, esperava-se mais da Willliams. Acreditavamos que os carros do Tio Frank estariam entre os cinco ou seis primeiros. Bottas terminou em oitavo e Felipe Massa em 12°.
Bom, mas vamos dar um crédito, quem sabe na classificação os carros ingleses melhorem. De qualquer modo, parece licito dizer que a Williams deverá colocar ao menos um carro no Q3...

Agora habemus Lotus. Pelo visto a equipe preta e dourada caminha para ser a grande decepção da temporada. Grosjean, ex-maluco da primeira volta, foi o 18° colocado, atrás de uma Marussia, vejam só. Para piorar, Maldanado não conseguiu completar uma volta sequer. Esse venezuelano deve estar arrependido até o último fio de cabelo por ter deixado a Willliams...

Amanhã, salvo desastre, a pole ficará nas mãos da Mercedes e se nada quebrar os carros prateados deverão receber a bandeira quadriculada bem a frente da concorrência. Mas é sempre bom lembrar que para vencer uma corrida é necessário chegar ao final...

 E por enquanto, ninguém tem ideia de como se comportarão os carros e pilotos durante 58 voltas nesta nova fase da categoria. O senso comum indica que essa será uma corrida de sobrevivência.

A tabela completa com tempos, você poderá encontrar aqui

3 comentários:

Anônimo disse...

Muito cedo. Muito cedo.
Mas, eu, um 'mercedônico hamiltonense', por enquanto, porém, um 'mclarenista' de coração, desde 2002, estou feliz !
E, antes, muito antes, um 'lotusênico chapmãnoste' fui ! 'Copersúcarlista fittipaldiano' por um pequeno período porque, logo, me transformei em ' brabhamista piquetista ' até que virei ' williamcano piquetista ' ! Quando, há vinte anos, deixei a ex-poderosa equipe por um trágico acidente jurando nunca mais voltar para lá Grove... Grove ... Grove ! Grove Wonderland ! Por um tempo, 'namorei' com os flexas de prata ingleses( que, na minha humilde opinião, deveriam ser verdes ! Os patrocínios ! Os malditos patrocíííínios !) mas quando o supertartaruga se transferiu para o Mito Vermelho !, pensei, idiota que sou, ver um novo campeão daqui - sangue da gente, da terrinha - surgir e lá fui eu sofrer de tifosismo. Mas, na realidade, vi a alvorada do segundo pilotismo pindoramense no lugar das glórias passadas. Então, fui um ferradista de 2000 até 2002. Áustria foi em 2002, não foi ? Bom, até o GP da freada dos 100 metros. Saltei de Marenello dando uma banana prá estátua do comendador e fui para a Woking do único e verdadeiro Ron ! O Dennis ! Como um supergato de botas, controlando o pouso, aterrei lá ! Adorei e adoro a equipe e os inglese( o humor deles é o melhor !) e o projeto da equipe se tornar uma montadora no futuro, futuro este que teima em não chegar. Só super carros até agora. Mas um piloto, o que tenho mais carinho no circo, surgido de lá, de laboratório e campeão pela equipe, foi para a Mercedoca. Como fazer ? Torcer por duas equipes. Mas surgiu o Renozão do alemoa da bullfula vermelha e assim fundiu totalmente a minha cuca fazendo fumaça prá todo lado. Então é fácil me entender. Sou um mclarenista de coração que está mercedônico hamiltonense mas que respeita o renozão da bullfula vermelha do alemoa. Entendeu ? Não ? Tudo bem porque hoje é sexta e a F1 tá de volta.

Onde está o avião, Marcelonso ? Em Itajaí ? Foi você...




M.C.

Marcelonso disse...

Não fui eu...


Ron Groo disse...

ué? a maclata não ia dominar o mundo?

Eu não ligo pros treinos de sexta nem sendo o primeiro do ano.
Mas uma coisa me chamou a atenção: o som dos motores.
Não sei se gostei, mas achei diferente pra caramba.