13 de novembro de 2014

Rali Dakar avalia Itajai como ponto de partida

Reprodução: Guarda Sol - Portal O Sol Diário

Representantes do Rali Dakar, vindos da França e de Portugal, estão conhecendo Itajaí. A ideia é que a cidade seja uma das concorrentes na América do Sul para receber em 2016 a largada da prova lendária, que partiria daqui e seguiria até Lages ou Chapecó, passando pela Serra do Rio do Rastro antes de chegar à Argentina. O rali, que ocorre em janeiro, reúne mais de mil veículos.
A experiência com eventos esportivos internacionais, como a Volvo Ocean Race e a Transat Jacques Vabre, credenciaram a cidade para a concorrência. Os locais visitados esta semana pela equipe do Rali Dakar incluem as praias, os molhes, o Centreventos, a Beira Rio e o Parque do Agricultor.
O Diretor Geral do Rali Dakar, Etienne Lavigne, a Coordenadora de Relações Exteriores, Marie Noelle Mainard, e os membros da Comissão Organizadora, José Carmona e Frederico da Cunha, avaliam a estrutura que Itajaí oferece para receber o evento. Lavigne vê o porto como um pontos positivos na candidatura da cidade. Todos os veículos que participam da prova chegam ao ponto de partida a bordo de navios.
Itajaí concorre com outras cidades da América do Sul que têm os nomes mantidos em segredo, e ainda não há prazo para a divulgação do resultado das visitas.
O Rali Dakar começou em 1978 e era chamado de Rali Paris-Dakar, pois tinha sua largada na cidade de Paris na França e a chegada em Dakar no Senegal. Desde o ano de 2009 o Rali Dakar passou a ser realizado na América do Sul.

2 comentários:

Thomas disse...

Itajaí ta ficando famosa.

Anônimo disse...

Mas tem uma coisinha aí, seu Marcelonso.
Sabe que eu sou muuuuuiiiito curioso, não é ? Cê deu que '... concorre com outras cidades da América do Sul que têm os nomes mantidos em segredo '. Hummm... aí está o problema. Procurei e achei que o papo rola, pelo menos, há dois meses. Não acredito. Não por Itajaí e sim o percurso total e porque o Brasil já gasta muito com as Olimpíadas, aqui, no meu Rio. Como na Copa do Mundo, o pau vai comê. Dinheiro viria de quem ? Hein ? Da iniciativa privada ? Duvi d ô dó ! Brasil está em recessão, dólar subindo, Selic idem... Inflação também... Se esse gasto surgir com o povão pagando, xiiiii ! Entende ? Umas das cidades que estão em segredo, para mim ? São cidades da 'América do Norte e mais ao Sul'. San Diego e terminando em Tijuana... Baita desertão pro leste ! E, subindo, Las Vegas ! Santa fé... Amarillo... Descendo depois para Austin... entrando no México, de novo. Terra dos cachorros chatos, Chihuahua e por aí vai o Paris Dakar com os mariachis. Ou toda a Baja California ! Mas, sonhar não custa nada e estou na torcida por vocês. se achar ruim, ' os navios', começe por Pensacola e vão pro oeste.

Posso ser sincero ? Deveríamos estender o Rali do Sertões e descer até o Rio Grande do Sul subindo novamente, passando pelo centro oeste e entrando pela amazônia ! Rali Integração porque a coisa anda caminhando prum separatismo light... Passando pela querida Itajaí !
Algo nosso, 'bem bagunçado', porém... mais barato.

obs: Sabe por quê o Paris Dakar deixou a África ? Pois é... me veio a cachola uma sigla muito perigosa por aqui: MST. Perguntem ao maquiavélico ptelho, Seth Rogen, O Vermelhinho...



M.C.( sou chato. É a minha natureza)