28 de janeiro de 2015

Crazy ideas

Havia um tempo em que os engenheiros tinham liberdade para desenvolver ideias revolucionárias na F-1. Algumas funcionaram, outras nem tanto. Atualmente em função das limitações impostas por força do regulamento, a criatividade do corpo técnico acabou tolhida.

Dentre tantas idéias malucas, uma delas que acabou dando muito certo, foi a suspensão ativa.

Para quem não lembra, foi a Lotus foi a primeira equipe a introduzir a novidade na F-1...

Mas apesar do sistema revolucionário escondido sob o capo, o modelo 99T sofria com problemas no chassi e na aerodinâmica, o carro era mal nascido. Ou seja, a Lotus não conseguiu tirar proveito do novo sistema. Em 1987, Ayrton Senna conquistou apenas duas vitórias e uma pole a bordo desse bólido.

No entanto, a Williams copiou e aprimorou a ideia, chegando ao ápice do desenvolvimento em 1992. A escuderia de Sir Frank construiu um carro imbatível, de tal forma que o sistema acabou banido em prol da competitividade ao final da temporada de 1993.

4 comentários:

Anônimo disse...

Isso mesmo ! Mas, digo a verdade. Tinha me esquecido.
O treco chegava a 'cair' na pista ! Bem, 'cair' é algo esquisito se tratando de um F1 colado ao chão mas era isso que acontecia. Baixava ao chão, ô, pá !
Grande Lotus, grande Brabham... Grande Bill Gates ! Grande Steve Jobs ! Que que tem o Gates e o Jobs com isso ? Perguntem ao fabricantes de caças Stealth... Que que tem uma suspensão ativa e a 'invisibilidade' ? E os shows de rock, cada vez mais imponentes ? Som perfeito... Pergunte ao Seth Rogen. E a tv de plasma ? E os celulares ? E os novos tecidos ? E os voos( hummm... tirando os air-obuses) mais seguros ? Ficou maluco ? Olha que o Seth te pega...

E o carnaval carioca ? E a corrupção em tudo que é lugar que tu olhe na máquina publica ? A parceria público -pt( privada ), ficou mais azeitada por causa de quem ? hein ? E a uuurrna eletrônica... que enterrou nossas esperanças até outubro de 2017 ?
Só não facilitaram umas coisas.
Filas !
Filas nos bancos. E em supermercados.
Incrível ! Por que abastecer um bibi demora tanto ? Já era para abastecer em 30 segundos... Encher o tanque em 45 segundos. Abasteço como o meu pai fazia há 30, 40 anos ! O frentista, sonhando que é o bão, com aquela tromba enfiada no...

SETH !




M.C.




M.C.

Ron Groo disse...

E depois proibiram tudo...

Anônimo disse...

Já saiu a McLaren... E a Mercedoca já deu as caras ontem, rodando num autódromo inglês(acho) qualquer.




M.C.

Anônimo disse...

Ah... nada de vermelho e branco. Tem um listra vermelhona bem chique, diria, 'aerodinâmica'( ha...).


M.C.