29 de novembro de 2016

#ForçaChape


6 comentários:

Anônimo disse...

Muito triste estou mas sou da opinião que temos de compreender a tragédia para, pelo menos, nos confortar.
Minha opinião depois de ouvir várias pessoas. O voo era charter. Charter tem 'outras' regras, digamos, menos rígidas. O avião tinha autonomia para voar entre Santa Cruz de La Sierra e Medellin ? Chegava 'no cheiro'. Pior que um F1 dos tempos de Prost e Mansell. 2909 km de autonomia. Medellin fica um pouco menos ou pouco mais em linha reta de Santa Cruz de La Sierra. Nos voos da aviação comercial NÃO SE PODE FAZER ISSO DE MANEIRA ALGUMA ! A empresa é multada e o piloto perde o brevê e até preso pode ser se não houver algum problema na aeronave que possa causar pane seca ! A carta de aproximação de Medellin tem uma volta. Já vi vídeos da aproximação. Estão no You Tube. O piloto é o dono da empresa com uma única aeronave, agora, nenhuma. Por que não colocar todos num voo comercial, hein, senhores investidores da Chape ? Avião não alija combustível na chegada. Está 'leve'. Só na partida e pousa, se necessário, cheio de 'querosene'. Pesadão ! Aguenta sim ! É projetado para isso pois se for emergência imediata, não dá para ficar dando voltinhas jogando combustível fora. O problema passa a ser da manutenção depois. O Avro da tragédia não alijava combustível. Não precisava. O peso máximo e peso mínimo da aeronave são próximos. Dada a primeira volta, necessária na aproximação de Medellin, cheia de morros ao redor, um avião da VivaBolívia 'pediu' emergência. Tinham dois aviões, este com emergência. Precisou, o Avro, dar uma outra volta, a segunda. O malan..., o piloto decretou 'pane elétrica'. Não a pane seca. Por quê ? Já disse. Se tem um culpado taí ele. Para mim.

Escrevi 'Havaí' no Blig do senhor Groo. Meu time em Santa Catarina era o Avaí( guerra do Paraguai... Batalha do...). Nervoso, veio a ilha no teclado.
HOJE SOU CHAPECOENSE !
Um tricolor das laranjeiras, emocionado e muito triste, se solidariza com a dor de todos os chapecoenses neste momento trágico principalmente com os familiares dos jogadores e dirigentes. Com os jornalistas que viajavam também. Com a toda tripulação e outros passageiros. Mesmo se o piloto errou não merecia a morte. É humano. Atitude humana. Mário Sérgio foi campeão pelo Flu em 1975. Ótimo jogador e 'encrenqueiro', ótimo comentarista.
A Chapecoense é um clube moderno, boa estrutura ( apesar do charter...) e é 'norte' num mar de corrupção que está o futebol brasileiro. Meu time não está com bons jogadores mas desde já empreste sem custos, mesmo para reserva, um ou dois para o time de Chapecó. O mínimo que se pode fazer. Pretendo passar pela cidade, um dia, e comprar a camisa do Chape. Não é caminho meu, oeste de Santa Catarina, sinceramente, mas um dia a chance surge.

M.C.

Anônimo disse...

VivaBolívia = VivaColômbia.
Sinceramente, voar é com as brasileiras, argentinas e chilenas. O resto, na américa latrina, reze muito antes de entrar no canudo voador.

M.C.

Rubs disse...

"Com efeito, a terra inteira é o túmulo dos homens valorosos, e não é somente o epitáfio nos mausoléus erigidos em suas cidades que lhes presta homenagem, mas há igualmente em terras além das suas, em cada pessoa, uma reminiscência não escrita, gravada no pensamento e não em coisas materiais. Fazei agora des­tes homens, portanto, o vosso exemplo, e tendo em vista que a felicidade é liberdade e a liberdade é coragem, não vos preocupeis exageradamente com os perigos da guerra. Não são aqueles que estão em situação difícil que têm o melhor pretexto para descuidar-se da preservação da vida, pois eles não têm esperança de melhores dias, mas sim os que correm o risco, se continu­arem a viver, de uma reviravolta da fortuna para pior, e aqueles para os quais faz mais diferença a ocorrência de uma desgraça; para o espírito dos homens, com efeito, a humilhação associada à covardia é mais amarga do que a morte quando chega despercebida em acirrada luta pelas esperanças de todos.
"Eis porque não lastimo os pais destes homens, muitos aqui pre­sentes, mas prefiro confortá-los. Eles sabem que suas vidas transcorreram em meio a constantes vicissitudes, e que a boa sorte consiste em obter o que é mais nobre, seja quanto à morte - como estes homens - seja quanto à amargura - como vós, e em ter tido uma existência em que se foi feliz quando chegou o fim.

Rubs disse...

Tucídides, História da Guerra do Peloponeso, 2, 43, 44. Discurso fúnebre de Péricles.

Anônimo disse...

Bonito, Rubs. Guardei.
Cabô, Marcelonso ? Senhor Groo sumiu e o você também, caramba ?
Notícia bombástica e nada de vocês aparecerem ! Penélope se foi !
Acho que Pererex Mex vai pro lugar dele...


M.C.

joaoleopires disse...

#ForçaChape!