27 de julho de 2017

HUNGRIA -17 PROGRAMAÇÃO

O circuito húngaro apesar de travadíssimo já produziu corridas e embates históricos. Pena que seja apenas de tempos em tempos...

O traçado original de Hungaroring era ainda mais sinuoso que o atual. Buscando melhorar a segurança para pilotos e também o espetáculo, ao longo dos anos reformas foram realizadas. Algumas curvas foram extintas, retas foram alongadas (dentro do possível, é claro), mas no fundo, não surtiu efeito prático. 

Ultrapassar nesta pista continua sendo uma tarefa complicada, e em tempos de extrema dependência aerodinâmica, a dificuldade é potencializada.

Apesar de carregar a alcunha de "Mônaco sem paredes", de tempos em tempos, o traçado de Hungaroring é palco de corridas memoráveis. 

Em 1997, a bordo da modesta Arrows, Damon Hill realizou talvez a sua melhor corrida na categoria. A vitória era certa até a última volta, mas o carro do piloto britânico ficou sem gasolina na última volta,  Hill cruzou a linha de chegada na segunda posição...

Foi nesta pista que Fernando Alonso e Heikki Kovalainen subiram ao degrau mais alto do pódio pela primeira vez. Para o espanhol, foi a primeira de muitas, já para o finlandês foi a primeira e última.

Por fim, um fato curioso nestes 31 anos de corridas em terras húngaras. 

Em apenas uma vez, a prova aconteceu com chuva. Em 2006, numa corrida bem movimentada, Jenson Button venceu com a Honda. 

A equipe japonesa estava no seu segundo ano como escuderia e parecia caminhar para ser grande, mas no fim das contas conseguiu apenas essa vitória em três temporadas e acabou deixando a categoria pela porta dos fundos.


Um comentário:

Anônimo disse...

É verdade. Estes gpszinhos são como aquelas partidas de pénabola que os times estão cansados, bolinha para cá, bolinha para lá, e de repente, aos 45 minutos do segundo tempo, um chutão do zagueirão pro alto, uma cabeçada de um cone para área e um gol de bicicleta, lá, onde a coruja dormia porque foi junto com o balão pro fundo das redes porque é lá que tem peixe. Ou seja, cê dormindo de babar segurando a bandeira do fluzãozinho não prestou atenção e perdeu o gol !
No caso, F1 na tv, Gagálvão falando baboseira ' Sabe, Buriti e Regi Nau, eu, quando falava pro Saudoso tiozão, ensinando o caminho das pedras do traçado de hungahorroring, dizia...', Gorete, desfilando na minha frente o biquíni que comprou e querendo ir à praia. Zé, o gato, miando, esfomeado, com ração no prato. Dele. Tudo isso para atrapalhar a atenção na modorrenta corrida que se aproxima lentamente, que pode ter um único lance interessante, de repente, como, Zacarias Lentinho levando uma ultrapassagem por fora, estilo Piquet, do Lança Strolha !
Não dá para perder está corrida. Seria como perder o Dick Vigarista espremendo Segundinho Pqpariunochinello ! Por pouco, quase livre daquele riloto... HA ! Brincadeirinha. Gagálvão limou o cara depois e olha que como comentarista era excelente piloto.


M.C.