29 de março de 2011

A evolução da espécie (3)

No Grande Prêmio do Brasil de 2005, a equipe Renault introduzia em seus carros o amortecedor de massa.

Basicamente era algo extremamente simples, um pequeno volume instalado no bico do carro na parte interna do chassi, com um peso de aproximadamente 9 kg movimentado na vertical dentro de uma mola.

Sua função era trazer mais equilibrio ao carro, reduzindo a sensibilidade na parte dianteira tanto em trechos de alta quanto nos de baixa velocidade.
Alegando tratar de uma peça móvel com influência na aerodinâmica, a FIA vetou sua utilização.


Em 2009, aproveitando uma brecha no regulamento Ross Brawn, que passava a comandar o espólio da Honda, agora batizado Brawn GP,  numa tacada de mestre desenvolveu para a traseira de suas máquinas, o famoso difusor duplo.
Uma peça que causou muito frisson entre as escuderias. Muitas equipes reclamaram junto a FIA, mas no fim valeu aquela regra: o que não é proibido, é permitido. No fim todas as equipes copiaram a peça, mas atualmente ela está banida.

No ano passado, a equipe Red Bull , colocou em prática uma ideia que, embora não fosse nova, foi utilizada com extremo sucesso pela primeira vez.
As ponteiras do escapamento foram deslocadas para o fundo do carro, assim os gases do escapamento eram conduzidos diretamente ao difusor.
Essa técnica permitia aos carros rubrotaurinos um considerável aumento de downforce e consequentemente mais tração.

Adrian Newey é um projetista do mais alto nível, não é por acaso que muitos carros vencedores das equipes Williams, McLaren e agora da Red Bull, foram concebidos pela sua mente genial.
Imaginando que todos os truques fossem permitidos, Adrian Newey desenhou esta máquina, X1 Prototype. Um carro que por enquanto só pode ser visto no Gran Turismo 5, ainda bem!

■Motor: gasolina, 1483 cavalos-vapor a 15.000 RPM;

■Transmissão: continuamente variável, tração traseira;
■Velocidade máxima: 400 km/h;
■Peso: 545 kg;
■Comprimento/Largura/Altura: 4750/2180/980 mm;
■Tempo de volta em Suzuka: 1:11.540 (a volta de Vettel na mesma pista em 2009,  foi de 1:30.833);
■Características especiais: Rodas fechadas, "elemento com lâminas" para aumentar o downforce
Evolução da espécie
Evolução da espécie 2

2 comentários:

TW disse...

Ótimo trabalho. Parabéns.

Será que veremos algo assim no futuro da F1, Marcelonso?

abraços

Cerveja com F1 disse...

Lendo seu post lembrei também da Asa flexível da Red Bull, usada ano passado. E do acidente que o Vettel teve com o Button, que pareceu ser causado pela tal asa.