28 de outubro de 2011

GP da India - Pitacos livres

O circuito indiano, apesar de projetado por vocês sabem quem, a principio, agradou a "gregos e jamaicanos" - com direito a cachorro correndo pela pista...
Pilotos, jornalistas e até mesmo alguns blogueiros, enalteceram as qualidades da nova pista - tudo indica que dessa vez, vocês sabem quem, acertou a mão - Tomara mesmo que esse povo esteja certo.


A pista indiana, já apelidada de tobogã, finalmente foi inaugurado pela F1. E o primeiro piloto a marcar tempo, foi o local Karun Chandhok, a bordo da Lotus verde - bacana.

No primeiro treino, com a pista extremamente suja, a pilotada procurou aprender o traçado. E mesmo no desconhecido, com todas as dificuldades enfrentadas, McLaren e Red Bull começaram à frente das demais - com Hamilton na ponta, seguido por Vettel, Webber e Button.

Já na segunda sessão, com a pista um pouco melhor, para surpresa geral da nação - Felipe Massa fechou o dia com a melhor marca. Tá certo que não vale nada, mas fazia longo e tenebroso inverno que o piloto brasileiro não figurava no alto da tabela de tempos. Alonso terminou o dia na terceira posição.

O detalhe que chamou a atenção foi a nova asa dianteira usada nos carros vermelhos. Mais esguia e repleta de penduricalhos, a nova asa parece ser um bom achado para 2012. A equipe italiana, conforme El Fódon havia dito, deverá usar as corridas que restam, como laboratório.

Entre os carros vermelhos, lá estava ele - Tião Alemão, que aliás chegou a liderar grande parte dessa sessão, perdendo a posição na parte final.

A McLaren, dessa vez não apareceu tão bem quanto na primeira sessão. Lewis Hamilton foi o quarto enquanto Jenson Button terminou apenas na sexta posição. Para complicar um pouco mais, Hamilton acabou punido com a perda de três posições no grid por desrespeitar bandeiras amarelas. Definitivamente, esse ano não tem sido nada bom para o piloto inglês.

A boa surpresa desse segundo treino foi a perfomance de Bruno Senna, a bordo da Lotus Renault. O primeiro sobrinho que havia ficado em 13º na primeira sessão, fechou o dia em 8º - três posições à frente do parceiro Petrov.

Pelas bandas da Williams, a situação continua a mesma. Ou seja, a tradicional escuderia continua lá nas profundezas do grid. Gonçalves foi o 15º e Pastor Maldonado terminou logo atrás, em 16º. E amanhã, salvo milagre, deverão descer mais duas posições, porque hoje as Mercedes terminaram em 19º (Rosberg) e 21º(Schumacher).

Apesar disso tudo, nunca é demais lembrar que estamos apenas na sexta-feira, e com um detalhe importante - a pista ainda está crua e com muita poeira. Em resumo, a partir do terceiro treino livre que acontece amanhã é que começaremos a ter uma idéia mais clara do que está por vir.

De qualquer forma, fica a torcida por uma classificação e corrida divertidas, afinal de contas, está tudo liquidado. Agora é diversão...


Aos tempos:












Um comentário:

TW disse...

Marcelonso,

fazia realmente tempo que Massa não conseguia ficar no topo dos tempos. Que bom, mas que pena não valer nada. ainda mais por ser diversão somente, o brasileiro deveria ligar aquele botão do F... e forçar tudo pra cima do espanhol.

As Mercedes foram péssimas hoje à tarde, mas logo logo voltarão ao normal. Ainda que a McLaren tenha terminado o dia atrás da Ferrari, creio que será a principal adversária da Red Bull na corrida.

abs