24 de janeiro de 2012

Outros tempos


Já se foi o tempo em que Frank Williams escolhia a dedo quem teria o privilégio de guiar suas máquinas. Alugar seus carros para pilotos pagantes então, era algo inimaginável alguns anos atrás...

Só que os tempos mudaram. A tradicional escuderia de Grove, vive um circulo vicioso que parece não ter mais fim - sem bons resultados não consegue manter bons patrocinadores, e sem bons patrocinadores não consegue bons resultados...

Atualmente o grande suporte da equipe Williams é a PDVSA ( petrolífera estatal da Venezuela). Estima-se que a empresa venezuelana pague algo em torno de  29 milhões de euros anuais, aos cofres de Grove. Tudo isso, para que Pastor Maldonado possa desfilar todo seu talento na categoria.

Mas não pense que Bruno Senna ficou com a outra vaga somente pelo seu potencial. Nada disso. O primeiro-sobrinho, garantiu o assento graças ao patrocinio levantado - aproximadamente 18 milhões de euros.

E para completar, ainda tem o novato Valtteri Bottas. Outro que levou mais algumas malas de dinheiro para  a escuderia e, assim garantiu a vaga de terceiro piloto da Williams, com direito a testar pela equipe em 15 treinos livres de sexta-feiras. Segundo consta, o novato finlandes será preparado para assumir a titularidade em 2013.

Hoje essa é a realidade da tradicional escuderia inglesa - pilotos inexperientes e pagantes, é fato.

Ainda que a equipe acredite ser possivel retornar ao Q3 nessa temporada e pontuar com regularidade, muitos especialistas vêem a inexperiência dos pilotos como um problema.

Apesar de tudo, a cada inicio de temporada as expectativas sempre se renovam. Ainda mais agora, que a parceria com Renault para o fornecimento de motores foi retomada.

Mas é bom que se diga, a tarefa da Williams será duríssima. Se a equipe conseguir a colocar seus carros entre os dez melhores e pontuar com regularidade, já será um feito e tanto, pode acreditar.

6 comentários:

Ron Groo disse...

A paixão que sinto pelos carros do tio Frank não mudam, mas confesso, fico triste.

Um atenuante é que mesmo os pagantes que disputavam a vaga eram de bom nível.
Sutil é bom piloto, Senna sobrinho também... O mesmo posso dizer de Barrica, apesar de não gostar dele.

Humberto Corradi disse...

Linda foto!!

Acho que entre Senna e Barrichello... Tanto faz. Quer dizer... Barrichello com 19 anos de mesmice e Senna uma incógnita.

Prefiro ver sangue novo.

Com a Renault empurrando será a grande chance de Bruno na F1.

Valeu

André Candreva disse...

Marcelo,

quanta sensibilidade do fotógrafo...

quanto ao desempenho do time de Frank, desejo que os ventos soprem a favor, pelos menos em algumas provas...

é duro não ver o nome "Williams" entre os 6 primeiros...

abs...

Renan disse...

Marcelonso,

Claro que Senna e Maldonado não são pilotos excepcionais, mas também não são do nível dos Nakajimas.
Entretanto, acho que o diferencial em 2012 será o motor Renault, MUITO melhor que os Cosworth.

Assim como os blogueiros que comentaram acima, torço para que a Williams fique constantemente no TOP 10 em 2012.

Abraço!

orlando disse...

Uma matéria bem realista e bem feita como sempre, porém nostálgica e triste. Parabéns.

TW disse...

Marcelonso,

hoje em dia na F1, só se dá ao luxo de escolher pilotos única e exclusivamente por seu talento são as equipes de ponta. O resto, só pagando mesmo.

Sim, a tarefa da Williams é bastante complicada, mas estou confiante de uma ascensão.

abs