7 de julho de 2013

Pitacos do gepê alemão


O gepê germânico foi bem movimentado. Foram muitas as lutas por posições da forma como gostamos de assistir, na pista. A variação de estratégias proporcionou incertezas até o última volta, no entanto, confesso que esperava uma disputa bem mais acirrada entre os quatro primeiros nas últimas dez voltas. Afinal de contas, Vettel, Raikkonen, Grosjean e Alonso estavam separados por pouco mais de sete segundos e o mais interessante de tudo, com pneus diferentes.

Enquanto Vettel e Grosjean calçavam os compostos mais duros, Raikkonen e Alonso utilizavam os mais macios. Tudo indicava que o finlandes e o espanhol "jantariam" seus adversários, só que isso não aconteceu.

A situação para Kimi era um pouco mais complicada, ao contrário do que muitos imaginam, o último set de pneus colocados na sua Lotus era usado, já haviam completado seis voltas. E sabe como é, os macios após 10 voltas e olhe lá, perdem a performance. Além disso, a sua frente havia um moleque super talentoso a bordo da Red Bull, que desejava muito essa vitória em casa.

 Vettel não deu a menor chance ao finlandes. Com uma pilotagem cirurgica, o alemãozinho garantiu a tão sonhada vitória. Tiãozinho anotou a 30ª vitória da carreira, mais uma igualará Mansell e entrará para o seleto grupo dos cinco maiores vencedores da história da categoria...

Já Alonso calçava pneus zero bala e a sua frente não havia um cara tão bom assim, mesmo assim o espanhol não conseguiu superar Grosjean. Ou seja, último degrau do pódio ficou nas mãos do Maníaco da primeira volta, que por sinal, anda bem mais calmo nos últimos tempos. Alonso teve que conformar com o quarto posto.

Fecharam a zona de pontos - Hamilton, Button, Pérez, Hulkenberg, Sutil e Di Resta. Do quinto ao décimo lugar respectivamente.

Felipe Massa participou apenas cinco minutos da corrida na Alemanha. Pela quinta vez em quatro corridas, o brasileiro se envolveu num incidente. Dessa vez rodou na terceira volta, sozinho ao final da reta dos boxes. A equipe disse não aconteceu nada de errado no carro. Massa alega que o câmbio travou após a rodada e classificou o incidente como estranho. É preciso entender melhor tudo que aconteceu antes de execrar o brasileiro, de todo modo, sua chance de permanecer na Ferrari diminui a cada prova...

No Mundial de Pilotos, Vettel amplia sua folga na ponta. Agora o alemãozinho anota 34 pontos de vantagem para Alonso - 157 X 123. Raikkonen segue em terceiro, com 116 pontos. Alguém ainda duvida do quarto Mundial de Vettel?

Nos Construtores com 250 pontos, a Red Bull segue na ponta. A equipe Mercedes é a segunda colocada com 183 pontos contra 180 da Ferrari, a terceira colocada.

Por fim, após longo e tenebroso inverno, a McLaren voltou a pontuar com seus dois carros. Já a Williams segue sem pontuar no Mundial.

3 comentários:

WAR disse...

Alonso andou o tempo todo no "tempo" de Vettel, Raikkonen e Grosjean. Logo, o papo gasto de que ele não tem carro, de que está tirando leite de pedra, convenhamos, não cabe.
Alonso saiu nas últimas 10 voltas, ou eternos 15 MINUTOS, com pneus zerados, num carro ultracompetitivo (que o digam seus tempos) e, ainda assim, não conseguiu uma mísera ultrapassagem sobre Grosjean, que estava com pneus médios com duzentas e cinquenta voltas.
Vettel, por outro lado, com pneus médios conseguiu manter Grosjean (também com médios) e o ultra incensado Raikkonen (este com macios) a distância, mesmo não girando no mesmo tempo desses dois.
Então, a corrida serviu para comprovar que:
1) Vettel é o melhor piloto do grid;
2) Raikkonen é superdimensionado por conta de sua "figura";
3) Alonso, francamente, é o piloto mais fraudulento dos últimos 10 anos. Quando ganha é o rei da competência, quando perde é porque os outros tem sorte, ou o carro dele é uma draga.

E a mídia...bom...a mídia...só o fato de a mídia estar sempre dando suporte aos golpes de Estado mundo afora, diz o que é a mídia.

Anônimo disse...

... WAR. A Ferrari é o meeeeengo de rodas e veloz, mermão. Se for paulistano, o Curintííía veloz, meu. A queridinha da mídia ! Não notou quantas vezes O Narradorzinho tocou nome de Alonso ?

Marcelonso... belíssima foto ! Pára de chamar o Vettel de Vetelho que eu paro de chamá-lo de alemãozinho. O cara é fera, tão fera quanto o Schumacher. Duas equipes com carros bastante equilibrados mas, parece-me, que o Renozão puxa mais na Red Bull. Aí, existirá mesmo - nesta temporada - um diferencial chamado Adrian Newey ou os rebimboqueiros das búfalas são melhores do que os da Lotus e aprimoraram mais o motor para o carro ? Maldade o que fizeram com o Grosjean. Vida de segundão é difícil. O Zaca já era. O caminho dele será para a Caterham, para a F-Indy( não acredito que queiram ele lá depois que o Ótimozinho Comentarisquello fezano passado ) ou para a Estoque Kars ? A última pedida é uma boa... vai por mim. E que nenhum pindoramense pise por lá, no reino de Caramello, pelos próximos 100 anos. Acho que até lá já morri de causas naturais(?????) e não morrerei de desgosto. HA !


M.C.

Ron Groo disse...

A Williams realmente está muito mal. E ainda pode perder o aporte de grana do Maldonado.
Ainda bem que agora, ao menos, as contas estão no azul.