31 de julho de 2014

Lotus

Conta a lenda que Colin Chapman desenhou o Lotus- Climax 25 num guardanapo, enquanto jantava com parte de sua equipe...

O segredo do carro estava escondido sob a carenagem. Chapman mostrou o caminho para a criação do monocoque em 1962, ao conceber um carro com maior rigidez, menor peso, maior confiabilidade e uma seção transversal menor.

50 anos depois, os carros de corrida continuam usando esse princípio.

Foi uma máquina concebida sob medida para um piloto muito especial - Jim Clark. O inglês só não venceu o Mundial em 1962 porque na última corrida da temporada, quando liderava a prova, foi obrigado a abandonar devido a um vazamento de óleo provocado por um parafuso mal apertado.

No ano seguinte, Jim Clark venceu o campeonato de forma avassaladora. Conquistando sete vitórias e sete poles em dez provas disputadas.



Um comentário:

Anônimo disse...

Belo carango. Marcelonso, sabia que tenho uma ideia ? Um sonho ! Salvaria muitos circuitos de rua ! Não adianta roubá-lo porque já patenteei-o ! Polla... 'patenteei-o', português é difícil pá caráio, véio ! É só para mestres da letra como o Seth Rogen. Mas 'sou brasileiro e não resisto nunca '!
Bom. Estes carangos da antiga de volta em Mônaco ! Óbvio que não seria este aí. Um bólido mais moderno com as mesmas linhas do F1 de hoje mas com pouca ou nenhuma asa salvo algumas mudanças de segurança para não vermos um GH-1, uma Penélope, um Fofonso, um Sebastião IV ou um Canguru Risonho voando na baía monegasca, numa mistura de banho e lava jato perigosíssimo !Ou acertarem umas gostosas nums iates daqueles. Agora tem arquibancada ? Aaahhh. Diminuir a velocidade mesmo e achar, pelo menos, dois pontos de ultrapassagens, aliás, manjadões, na reta curva( até a Saint Devote) e na saída do Tunnel até a Novelle Chicane já que, hoje, os caras da frente, nitidamente, aliviam o pé para o outro que vem de trás ultrapassar - se não estiverem disputando posição... - e, pior, ver o Gagálvão berrar vendendo ilusões para os mais inocentes. Bom, com este novo bibi, adaptado para condições de rua, talvez, do Casino até Mirabeau Haute, mais uma ultrapassagem. Prus mais ousados, tipo GH-1, da Mirabeau Haute até a Mirabeau Bas ! Bons pegas, garanto, voltariam da Tabac até La Rascasse !
Cadê o Thomas ? E o Juanh ? Juanh já está de pires na mão, numa esquina - com calle Lavalle e calle Florida - num mundo mejor... 'Culpa dos abutres', dirá o iludido e não da Viúva, do marido morto, Duhalde, Saá, De La Rúa, Menem... Não ! A culpa não é da polititica populista argentina de mais de 20 anos e sim dos abutres 'estadunidenses'. HA !


M.C.