29 de agosto de 2014

Faster


Na atual temporada, em virtude das profundas mudanças implementadas no regulamento, a velocidade máxima na F-1 aumentou consideravelmente. Evidentemente, os recordes de velocidade máxima foram derrubados em todos os circuitos até agora. O maior acréscimo em relação ao ano anterior, aconteceu em Montreal - 25,5 km/h.

Dois fatores foram determinantes - maior potência e menor arrasto aerodinâmico. Logo, os carros são mais velozes em reta. Esse aumento na velocidade máxima estimula os fãs a imaginar que um novo recorde de velocidade no circuito de Monza, possa ser estabelecido.

O recorde de maior velocidade anotado em 2005, pertence a Kimi Raikkonen com 370,1 km/h com a McLaren. Na época, a categoria utilizava motores V10. Ano passado, Esteban Gutierrez alcançou a máxima de 341,1 km/h a bordo da Sauber.

Para esse ano, simulações indicam velocidades próxima a 360 km/h. Ou seja, ainda não será dessa vez que o recorde em Monza será derrubado.


3 comentários:

TW disse...

Quem sabe, vai que numa configuração alguém consegue superar.
Apesar disso, os carros ainda são mais lentos no geral, já que perdem, nas curvas, a vantagem que ganham nas retas, pela perda de pressão aerodinâmico.

Ron Groo disse...

Para quem ficava falando que trocar os V10 por V6 diminuiria a velocidade.
Ledo engano.

Anônimo disse...

Tecnolojinha. Comprar tecnologia na lojinha do seu Zé. Mai proféssor, disse once que, no future, veríamos um carro mil cilindradas fazer 40 km por litro, ir de zero a 100 em 8 secondis e chegar aos 250 km/h. Mané perguntinha que sou, preguntei: " movido a energia nuclear da Entrepreço, do Capitão Kirk "? Ele riu mas respondeu que seriam a gasolina mesmo. E não existiam os 1000 cilindradas mas ele já sabia de algo... Bom, se pensarmos que um bom 1.0 16v, hoje, chega aos 160 km/h até ultrapassando um pouco esta marca( Maverick 6 cilindros chegava até esta estonteante velocidade); se comprarmos na tecnolojinha do Zé e botarmos um turbo com pressão que não estoure o motor, fizermos algumas mudanças mecânicas( freiiiioooos !) e aerodinâmicas( dá uma rebaixada... não adianta, tem que jogar no chão ), tirar uns pesinhos, tudo com a ajuda do meu amigo Adriano Nil Uei, acho que um Celta 1999 2 portas, levinho que só ele, passará dos 210... terá boa aceleração eeee, aos 80 km/h, fará uns 17 km/l na estrada. Tá longe mas chegaremos lá.Bom, eles, não nós. Digamos, a Humanidade que pensa. Saio do sonho e entro de cara na fedida realidade.
No Brasil, com Má-rina presidente, será nossa frota movida como ? Acredito nos carros, onibus e caminhões Iabadabadul ! Ou HiaBadah-Duuuul ! Em parceria com Cuba, fábrica totalmente financiada na Ilha pelo BeEniDêÉx. Um projeto USPI-UhÉfiErriJota ! Os cubanos ? Só olham e recebem a grana. Os FB-Cars ! Fred Barney Cars ! Cachorros treinados serão a buzina. Toquinho lá, sabem ?, e o cachorro ladra ! Seth Rogen terá um irritante fox paulistinha no carro dele. eu, um beagle. Problema que eles são fujões. Terão os mais, hum, educadééérrimos, gatos treinados. Ou movidos a energia eólica( já vi uns, 'barcos' de 3 rodas) ou solar( também já vi. Tem corrida nos desertos americanos e na Austrália ! Feios pacas !. Elétricos ? Belo Monte está sendo construída com capacidade de gerar energia elétrica prejudicada graças aos bagres e Má-rina. Esqueçam. Daqui uns 10000 anos chegaremos ao sonho do mai proféssor.


M.C.