1 de setembro de 2014

Primo irmão

Dizer que o McLaren MP 4/4 foi o carro mais dominante na história da F-1, é chover no molhado. Até porque, o seu recorde de 15 vitórias em 16 corridas, estabelecido na temporada 1988, perdura até os dias atuais.

No entanto, a inspiração para o projeto vencedor nasceu dois anos antes, na equipe Brabham. O modelo batizado BT55 impressionava pela aparência, mas infelizmente não correspondia nas pistas. Em 16 corridas somou apenas dois míseros pontos...


Segundo Murray, o grande problema na Brabham era o motor BMW. Fraco e com baixíssima confiabilidade. Para não comprometer o projeto, o propulsor alemão precisou ser instalado numa inclinação de 18º em relação a horizontal, fato que esse que acabou resultando em problemas na lubrificação, superaquecimento e a consequente perda de potência e confiabilidade.

O ponto em comum entre ambos os modelos era o perfil de linha baixa. O conceito dessas duas máquinas buscava deixar a carroceria o mais baixo possível. Uma ideia simples, que visava permitir que o ar fluísse sobre o carro da maneira livre até a asa traseira, maximizando assim a pressão aerodinâmica em relação ao arrasto.

O responsável por esse "parentesco" entre os carros de equipes distintas foi Gordon Murray. O designer sul africano saiu da Brabham e migrou para a McLaren ao final da temporada de 1986, levando a reboque uma ideia que a principio não havia funcionado muito bem.

Porém, na equipe de Woking, Gordon Murray encontrou o projetista Steve Nichols. Um parceiro que encampou o conceito, e com o auxilio da Honda que produziu um motor compacto, nasceu a máquina mais espetacular de todos os tempos.

O destino caprichosamente colocou o foguete da McLaren nas mãos de duas das maiores lendas das pistas - Ayrton Senna e Alain Prost. Não poderia ter sido melhor.

5 comentários:

Anônimo disse...

Essa história eu já sabia mas é bom escrever sempre sobre ela. Só se esqueceu do apelido deles: os skates.

http://continentalcircus.wordpress.com/2007/10/01/bolides-memoraveis-brabham-bt55-skate-1986/

Sabia disso antes desta repostagem de 2007.

Vamos chutar, Marcelonso ! Meu chute do dia. O Fernando na McLaren ! O verdadeiro chute tipo 'cone tricolor' ! O Lewis na Ferrari ! Felipe na Stock Cars é pule de 10...

Sulista é racista, Marcelonso ? Tá rolando um papo estranho - mas com algum fundamento - por aí devido aos gremistas. Gaúchos virarão churrasco, no Rio. Estão caçando eles por todos os lados ! Menos as gaúchas... claro... que estão todas na minha casa ! Êpa, uma catarinense ! Só loiras, morenas, mulatas e negras sulistas ! Tem aquela miss rio grandense do sul por aqui... Mas serão devidamente comidas pelo canibal M.C..
Mentira ? Verdade, Terta !

Se todos nós já fomos macacos( do filósofo Dani Alves, 'O Pensador da Bola'), agora somos todos aranhas ? Responda ! Eu, Hein ? Sou um homem morcego... Dizem que Seth Rogen será o próximo Batman ! Será hilário ! Novo e, já, um arqui-rival dele: Moleque Chatto, o M.C., pior que o Curingaaa !

Cadê o Thomas ? Gosto de lê-lo.



M.C.

Thomas disse...

Pra mim, de longe, o carro mais bonito de toda a história da F1 esse BT55. Porém, o mais problemático. Tanto é que, na tentativa de melhorar essa "encrenca" o Élio de Angelis (acho que não escrevi o nome do cara correto) morreu em Paul Ricard.

Na realidade não foi um erro na condição de erro, e sim falta de vontade, falta de disciplina, determinação do Bernie em continuar com o projeto que se revelou mais tarde no MP4/4.

Grande M.C. aquele abraço. :)

Ron Groo disse...

O Mclata seria então uma evolução do Brabhan?
E este é o tal Brabhan skate?

Marcelonso disse...

@M.C - Quando redigia o post, lembrei do seu comentário tempos atrás, sobre o parentesco entre as máquinas. E realmente faltou o apelido, acho até que serviria de titulo.

Quanto ao racismo que atribuem aos "sulistas" é ridiculo. Alguns idiotas como aqueles, infelizmente ainda existem por todos os cantos do planeta.

Sou totalmente contra toda é qualquer manifestação racista.

@ Thomas - é sempre bem vindo. Suas contribuições são valiosas para esse espaço.

@ Groo - Realmente foi uma evolução de um projeto que não começou muito bem, mas terminou de forma soberba, histórica.

abraço a todos

Thomas disse...

Obrigado pelas palavras.
Acho muito bacana essa interação com seus colaboradores.
Meus parabéns.