Há exatos 40 anos o sonho dos Fittipaldi tornava-se realidade. A equipe brasileira estreava na categoria máxima do esporte a motor em Buenos Aires, no GP da Argentina...
Dentre todos os carros produzidos pelos irmãos Fittipaldi, a meu ver, o modelo F5A foi de longe o mais belo.
A título de informação, foi a bordo desse carro que Emerson conquistou o melhor resultado na história da equipe - o segundo lugar no GP do Brasil (1978), no falecido circuito de Jacarepaguá...
O modelo que ilustra o post foi restaurado e manteve praticamente todas as características originais. Com exceção de alguns pequenos detalhes e claro do número. Emerson utilizava # 14.
De todo modo, a pouco mais de dois anos esse carro venceu o Grand Prix Master ( campeonato realizado com modelos utilizados pela F-1 entre os anos de 1966 a 1985) o que comprova a qualidade do bólido brasileiro.
7 comentários:
Eu já ia dar uma bronca. O número é o 14 ! Quem foi o zé mané que trocou para 16 ? O número é importante, pô !
É muito bonito mas vencer GP master, bem... estranho. Que feras( sem garras, coitadas) ele enfrentou ? De 1978 até 1985 teve um salto de tequinolojinha substancial.
Marcelonso... Jean-Pierre Beltoise morreu.
O cara tem dois feitos, um bom e outro ruim, que vale um livro.
Cadê o Seth Rogen ? A última dele é que queria virar cartunista.
'Mas, pense bem, pró PTelhos tá cheio, Seth ? Todos, aqui, são uns cagões', será que eu convenci o rapaz ? Na verdade, de 100, 2 são anti-ptlhices e nem aparecem na grande mimimidia.
E não sou mais Charlie. Fazem piadas e charges de todo mundo menos dles deles mesmos. O bim humorista/chargista faz piada dele mesmo. Tem senso de humor...
Estou todo aiatolado em contas. Judia de mim, judiiiia ! Cruz credo ! Abriram a porta do inferno, aqui, no Rio !
Calorzinho bom... com ar condicionado, vai. Tenho um gato. Miau.
M.C.
A Fittipaldi Automotive Ltd ou, Fittipadi F1 ou, mais conhecida ainda e equivocadamente como Copersucar que este era apenas um patrocinador, e, que lamentavelmente foi ridicularizada em seu próprio pais, tanto pela imprensa como também pelos torcedores e amantes do automobilismo, deixou saudades pelo grande sucesso que fez dentro dos parâmetros do tamanho dessa equipe.
Explico: Foram 104 GPs disputados. Mais que Honda, Jaguar, Tolemann, Stewart, Prost, Matra e tantas outras marcar famosas. E se não me engano, está entre as 30 ou 35 equipes que mais pontuaram na F1.
Portanto foi um grande sucesso dentro dos parâmentros da qual me refiro.
M.C. Aqui pelas bandas do Sul o calor está forte, sensação térmica de 46°C, segundo meteorologistas.
Thomas, a Fittipaldi fez bonito. Pena que muitos não enxergaram isso na época. Obrigado pelas informações.
abs
Um sonho muito grande para o país já naquela época.
E ainda passou por um monte de piadinhas, desconfiança.
Se eu me lembro bem, o Ford-Cosworth disponibilizado para as equipes menores tinha cerca de 100 CV a menos. Paralelamente ao campeonato de F1, havia a Fórmula Aurora, que usava carros um ano mais velhos.
Esse carro ganhou tudo na Aurora.
Desde essa época coloquei na cabeça a idéia fixa de que a F1 é uma categoria européia e eurocêntrica. Os japoneses que o digam.
Os americanos é que não são bobos. Macaco velho não mete a mão em cumbuca.
Abs.
Rubs Cascata
Bom, tudo verdade.
Quem não ridicularizou a 'Cospeaçucar', hein ? Hein ? Hein ?
Eu não... juro...
Sinto dizer a todos que a equipe não era e não é para ser orgulho do Brasil. Mereceu as gargalhadas. Só o tempo dirá se alguém tiver coragem para contar.
Baita calor, aí, em Itajaí ? Mas chove, né ? Aqui não chove desde o ano passado. Dia 31 !
Seth Rogen anda pegando umas chuvinhas brabas ! Caem postes, arvores... e não chove na polla do sistema cantareira !
Microclima criado pela maior cidade da américa do sul. Incrível...
M.C.
Copersucar, la más grande aventura latinoamericana en la F1.
Se los extraña!
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