22 de julho de 2011

GP da Alemanha - Estratégia de pneus

Mais uma vez na temporada, a estratégia de pneus deverá ser determinante durante a prova, dessa vez em Nurburgring. A Pirelli trabalha com expectativa de duas paradas, mas deixa no ar a possibilidade de apenas uma parada para aqueles que decidirem arriscar.

Ainda que os compostos sejam produzidos para uma rápida degradação, a baixa temperatura encontrada no circuito alemão,  faz o pneu durar mais que o esperado - a borracha deverá suportar de 20 a 30 voltas.
Para se ter uma idéia, os melhores tempos com pneu macio, foram obtidos na terceira e até na quarta volta, em alguns casos.

Fato esse que deverá proporcionar uma classificação disputada, já que a previsão indica temperatura na casa de 10ºC  para amanhã, durante a sessão que definirá o grid.

Caso a previsão de chuva não se confirme para o domingo, as equipes deverão utilizar o composto com a mistura mais dura para o último stint da corrida. Mas se a chuva vier como está previsto - vira loteria.

Um comentário:

TW disse...

Marcelo,

mesmo com o sol de hoje na classificação, creio que chove amanhã e então fica difícil dizer quantas paradas teremos. Mas parece que a tendência será a diminuição do nº de paradas, já que a Pirelli testou os novos compostos macios que se degradam menos do que esses que serão usados amanhã.

Será bem interessante ver isso!

abs