Jody Scheckter e Gilles Villeneuve, nas ruas do Principado Monegasco - 1979, movimentando a seção Low Rider.
A corrida foi vencida por Jody Scheckter. Clay Regazzoni( Wlliams) e Carlos Reutemann (Lotus), completaram o pódio. Gilles abandonou na segunda volta, com problemas na transmissão.
Um comentário:
Ferrari CAT ! CAT de Caterpillar.
. A asa dianteira era móvel. Um projeto feito pela Ferrari que se encontrava na maior pindaíba naquele final dos anos 1970. Coisa feia. De dia, um F1, de noite, uma Caterpillar D6 sem as caracteristicas esteiras, rápida, que levava detritos leves com eficiência ao destino desejável. O projeto parecia ser bom mas de pouco uso prático na construção civil e mineração porém amplamente utilizado na F1 com sucesso. Os fracassos registrados na c.c. e mineração responsáveis pela fim da utilização do modelo foram:
. (1°) dois operários morreram levando algumas pequenas pedras na 'pá' dianteira. Aceleraram demais e acabaram acertando um muro de arrimo. Pedras, com a aceleração, voaram encima dos coitados antes do choque com o muro.
. (2°) A 'pá' traseira, fixa, também era utilizável mas, neste acidente em questão, pessoas ficaram feridas após uma curva muito forte do operário que manejava o veículo lançando pedras e lixo num ponto de ônibus próximo a obra de onde acabara de sair. OBS: A Ferrari voltou, em 1983, com um projeto mais sofisticado que poderia ser utilizado também em entregas em domicílio.
A 126c3, Ferrari Delivery. Morreram 7 ferrari-boys só em Caramello.
.(3°) Colocaram redes e lonas para segurança mas enterraram o projeto quando um operário afoito como este belo trator leve sobre rodas foi usado para nivelar o terreno algo que parece poder fazer mas não. Esqueceram de colocar pneus estilo lameiros, aí, com os lisos, o motor foi prás picas. A sucessão de erros levou a Ferrari só utilizá-la nas corridas sendo tão eficiente que levou um excelente tratorista da CAT sul africana ser campeão da temporada 1979, um tal de Jody. Gilles, da sucursal canadense, destruiu vários desses modelos mas por algum motivo até hoje não entendido é um mito.
Na Ferrari e na Caterpillar.
A Tyrrell(acertei ?) fez algo interessante, anos antes, que podia ser utilizado em pequenas guerras como as do continente africano. Idi Amim Dada comprou vários deles. Um tanque de ataque rápido, de seis rodas, que levava duas metralhadoras e um pequeno canhão e com um único piloto. O P34. Engraçado que o mesmo Jody, o tratorista, pilotou o tanque inglês veloz e furioso da Tyreell( acertei?) e o CAT da Ferrari. Bom, é africano o sujeito. Tudo em casa.
M.C.
Postar um comentário