26 de março de 2021

PITACOS LIVRES

 

Max Verstappen confirmou a força do time rubro taurino, ao terminar o dia como o mais rápido nas duas sessões de treinos livres. A Red Bull, ao contrário dos anos anteriores, inicia a temporada fazendo frente ao time alemão. 

Apesar de cedo para afirmar, tudo leva a crer que a Mercedes (leia-se Hamilton) não terá vida fácil nessa temporada. O que convenhamos, é uma ótima noticia.

No compilado das quatro melhores marcas do dia temos: Verstappen, Norris, Hamilton e Sainz. Red Bull, McLaren, Mercedes e Ferrari.

Chega a ser surpreendente a ordem das forças nesse inicio de temporada. Mas de novo, ainda é cedo para cravar. Tem sempre aquela história que treino é treino, e jogo é jogo. Vamos esperar para ver como será a classificação e principalmente a corrida, no próximo domingo.

Mas uma coisa é certa. Teremos uma temporada bem interessante pela frente.

Pra fechar, um dado curioso, destacado pelo Fábio Seixas em seu blog. Desde de 2014, quando deu inicio a sua hegemonia que perdura a sete anos, a Mercedes sempre largou na pole na prova de abertura da temporada. Será esse o inicio do fim? A conferir.



Deu Verstappen no primeiro treino livre do Bahrein, deu Verstappen no segundo treino livre do Bahrein. Isso significa que dará Verstappen na pole position, amanhã?... - Veja mais em https://www.uol.com.br/esporte/colunas/fabio-seixas/2021/03/26/verstappen-mostra-que-red-bull-vai-incomodar.htm?cmpid=cop
Deu Verstappen no primeiro treino livre do Bahrein, deu Verstappen no segundo treino livre do Bahrein. Isso significa que dará Verstappen na pole position, amanhã?... - Veja mais em https://www.uol.com.br/esporte/colunas/fabio-seixas/2021/03/26/verstappen-mostra-que-red-bull-vai-incomodar.htm?cmpid=copiaecola

25 de março de 2021

IMAGENS HISTÓRICAS

 

GP da Alemanha 1986.

Alain Prost sem gasolina na última volta, a poucos metros de completar a prova...

De olho no campeonato, o francês não hesitou. Bateu no cinto, pulou para fora com o carro ainda em movimento e começou a empurrar (naquela época era permitido) desesperadamente sua McLaren até a linha de chegada. No entanto, o esforço acabou sendo em vão. Assim que o carro perdeu o embalo, Prost desistiu.
 
Deve ter passado na cabeça do francês o filme de 84,quando perdeu o campeonato para Niki Lauda por meio ponto. 
 
 
A vitória ficou com Nelson Piquet. Ayrton Senna cruzou a linha de chegada em segundo, balançando sua Lotus, atrás das últimas gotas de gasolina. Nigel Mansell completou o pódio, na terceira posição. Rene Arnoux, com a Ligier, foi o quarto colocado.
 
No fim das contas, apesar da pane seca,  Prost ainda salvou 1 ponto, ao terminar em sexto, logo atrás de seu parceiro de escuderia na época, Keke Rosberg, acometido do mesmo problema. Ambos tinham uma volta de vantagem em relação a seus pares.
 

Ao final da temporada, o francês sagrou-se bicampeão, com dois pontos de vantagem sobre Mansell. Naquele campeonato perdido pela Williams. Mas essa, é uma outra história.

 
 

24 de março de 2021

BACK

Após um longo recesso, esse blog ensaia sua volta a labuta.

Se vai virar? Não sabemos. Mas vamos tentar conciliar esse espaço, com as tarefas do dia a dia, com as corridas de kart nos finais de semana de campeonatos, enfim com tudo que esta por vir.

Ainda não está claro o rumo a seguir, talvez alguns pitacos pós corrida, resgate de algumas seções do blog, de imagens históricas, vídeos on board de algumas corridas de kart...

Bora lá, calçar as luvas e ver onde isso vai dar.   

Ilustrando o post, em algum lugar do passado, Nelson Piquet Souto Maior, a bordo da saudosa Brabham, em Zandvoort, 1984.

4 de dezembro de 2018

LOW RIDER (18)

Movimentando o espaço Low Rider com um repeteco que vale a pena. A saudosa equipe Brabham com seu modelo BT55. O piloto é Riccardo Patrese. 

Ainda que revolucionário, o projeto idealizado pelo sul-africano Gordon Murray, foi um retumbante fracasso. A quem diga que o problema teria sido o propulsor alemão. De todo modo, o modelo em questão marcou o começo do fim da equipe Brabham.

30 de novembro de 2018

KDA 2K18 - ETP#7 - EDIÇÃO DRONE


O tempo tem sido curto para manter o blog ativo, esse o motivo de minha ausência neste espaço. Por hora, deixo vocês com a ultima etapa do nosso Champ - KDA 2K18, edição Drone, realizada no Kartodromo Internacional Beto Carrero. 

24 de setembro de 2018

LOW RIDER (17)

O brasilleiro Mauricio Gugelmim a bordo da simpática Jordan em sua última temporada na F1. A troca do motor Ford pelo Yamaha, em 1992, foi desastroso para a equipe inglesa e consequentemente para a dupla de pilotos. A falta de confiabilidade do propulsor japonês era monstruosa.

A equipe que havia estreado no ano anterior chamando atenção, terminava a temporada seguinte anotando um mísero ponto, com Stefano Modena, na Austrália.

14 de setembro de 2018

IMAGENS HISTÓRICAS


Em algum lugar do passado três ícones do esporte a motor: Niki Lauda a bordo da Ferrari, Ronnie Peterson com a mística Lotus negra de dourada e James Hunt, o "último romântico da F1" com a fidalga equipe Hesketh.

28 de agosto de 2018

NO TÚNEL DO TEMPO



Ayrton Senna, Riccardo Patrese, Nigel Mansell e Alain Prost - GP da Hungria 1991 - Os quatro primeiros colocados na mesma imagem. E o mais interessante, eram três equipes diferentes, McLaren, Williams e Ferrari lutando pela ponta, uma cena que não é mais vista na F1 atual.

Mas alguém dirá - a imagem foi capturada nas voltas iniciais da corrida, a McLaren perdia terreno a cada etapa, a Williams crescia prova após prova, e a Ferrari já não era mais aquela do ano anterior...

É verdade, o ciclo estava se renovando...

Ainda assim, Senna venceu o Mundial pela terceira vez ao final da temporada. Não fosse as quatro vitórias do brasileiro nas quatro primeiras corridas, somadas a três abandonos consecutivos de Mansell, talvez o final da história fosse outro. Talvez...

Porém, ao final da prova em questão, Senna venceu o GP em terras húngaras com Mansell logo atrás, a pouco mais de 4 segundos. Patrese completou o pódio, cruzando a linha 15 segundos depois do líder. Berger o quarto, terminou 21 segundos atrás do companheiro de escuderia, Senna. Observe a diferença entre carros distintos.

Havia um certo equilíbrio...

Sempre houve e sempre haverá equipes dominantes na F1, cada uma a seu tempo. Não há como fugir disso. Faz parte do esporte.

O problema é quando o domínio vira uma massacre,  a graça do espetáculo se perde...

Assim como foi na época da McLaren, da Ferrari, da Williams...